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E-commerce

89% dos consumidores pretendem comemorar o Dia das Crianças, e muitos compram presentes de última hora

A maior parte das vendas deve acontecer em lojas físicas, e produtos mais desejados estão entre roupas e brinquedos educativos

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Mãe morena de cabelo cacheado dando presente de dia das crianças para filho criança

O dia das crianças, comemorado em 12 de outubro, é uma das datas comemorativas mais importantes e aguardadas do ano pela população e pelos varejistas. O dia é um momento de conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, e foi criada em 1924. Na cultura popular, o dia é reservado para momentos em família, brincadeiras com crianças, passeios, e também para que adultos presenteiem os pequenos mais próximos. Nessa onda, o comércio se aquece nos arredores da data, uma vez que serve àqueles que querem agradar suas crianças.

E 2023 tem tudo para ser ainda mais especial. Afinal de contas, o dia das crianças cai numa quinta-feira, o que significa feriado emendado para muitas pessoas. E, claro, dia 12 de outubro também é dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o que, para muitos, significa sair de casa também para eventos religiosos.

Uma pesquisa da PiniOn mostrou que 89% das pessoas pretendem comemorar o dia das crianças em 2023, e 73% dos consumidores pretendem presentear até três pessoas. Com isso, o dia das crianças deve movimentar 18,8 bilhões no comércio nacional. Em média, as pessoas pretendem comprar entre dois e três presentes, e gastar cerca de R$ 343 nas compras (um aumento de R$ 101 em relação a 2022).

Segundo a Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – em 2022 o mês de outubro representou 16% das vendas de todo o ano e registrou um crescimento de 11% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A categoria de brinquedos cresceu 8% no ano passado e as propriedades que mais cresceram foram Hot Wheels, Jurassic Park, Marvel Universe, Mercedes-Benz e Polly Pocket. Vale destacar que as vendas no Dia das Crianças em 2022 foram as melhores dos últimos dez anos.

 

De acordo com Ricardo Martinez, diretor de varejo da Circana, “Em média, 45% das vendas totais do mercado de brinquedos ocorrem no último trimestre do ano. Natal e Dia das Crianças são as datas mais aguardadas pelo varejo e consumidores”. Essa movimentação é importante, porque ela compensa outros momentos do ano em que as vendas foram mais baixas. “No primeiro semestre de 2023 as vendas de Brinquedos tiveram uma retração de -7%, se comparado ao mesmo período de 2022. Tanto a indústria como o varejo esperam que o segundo semestre seja positivo e de recuperação, com um cenário econômico mais otimista com a queda dos juros”, afirma.

Para o especialista, as vendas para o dia das crianças começam a se aquecer antes, mas boa parte dos consumidores deixam para última hora. “Alguns varejistas tentam explorar e antecipar as vendas do Dia das Crianças desde setembro, principalmente no canal e-commerce. Porém temos notado que a grande maioria dos consumidores estão deixando para comprar os brinquedos mais próximos à data”, explica ele. Além disso, a maior parte dos consumidores têm investido no mercado de lojas presenciais. “O canal especialista (brinquedeiros) são os que mais têm investido na experiência em loja. Para se ter uma ideia, 87% das vendas ocorrem dentro das lojas físicas”.

De acordo a PiniOn, os produtos mais visados pelos consumidores no dia das crianças 2023 são:

1º: Roupas (46%);

2º: Brinquedos educativos (41%);

3º: Boneca/ boneco/ urso de pelúcia (32%);

4º: Calçados (26%);

5º: Doces/ chocolates (23%);

6º: Avião/ caminhão/ carrinho/ moto (20%);

7º: Bola (19%);

8º: Jogos de Tabuleiro (18%);

9º: Jogos para videogame/ computador (17%);

10º: Bicicleta/ skate/ patinete (15%).

Imagem: Envato