Comportamento

9 em cada 10 restaurantes no Brasil acreditam oferecer opções de comida saudável

Publicado

on

tecnologia

A pesquisa internacional Barômetro, realizada pela Ticket, revela que, entre os representantes dos restaurantes brasileiros, 89% acreditam promover opções de comida saudável em seu cardápio, resultado 18 pontos percentuais superior à média mundial (71%).

A procura dos consumidores por refeições saudáveis está em movimento crescente, de acordo com 56% dos entrevistados; outros 14% comentaram sobre um aumento na busca por opções veganas e vegetarianas. Ainda, 41% concorda que cresceu a procura por produtos locais.

Quando perguntados sobre a inclusão de opções de comida saudável em seu cardápio, 73% disseram que o preparo é mais caro, enquanto 74% acham que o processo é mais rigoroso. Já 25% acreditam que o sabor de pratos balanceados não é tão atrativo. 

“Apesar de algumas barreiras mencionadas pelos representantes dos restaurantes para a oferta de opções mais balanceadas, 70% disseram que os clientes notam e apreciam os alimentos saudáveis e 50% reconhecem que preparar refeições mais equilibradas geram fontes sustentáveis de receita”, conta Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.

Busca por alimentação saudável é cada vez maior

No que diz respeito à busca por uma alimentação mais saudável, os brasileiros se destacaram: 93% revelaram que estão mais atentos às opções balanceadas, enquanto a média global com a mesma opinião soma 82% e na América Latina o resultado foi 85%. 

E por que as pessoas estão buscando por uma alimentação mais saudável? Para 97%, o motivo é saúde, enquanto 74% busca a diversidade de sabores e 66% ressalta a preocupação com o meio ambiente e os animais.  

“É importante que os estabelecimentos estejam atentos aos movimentos no comportamento do consumidor e suas preferências, e tentem adequar seus produtos e serviços à atual demanda”, comenta Castro.

Quando o assunto é preço, 74% dos brasileiros esperam uma oferta mais saudável dos restaurantes. O resultado é dois pontos percentuais superior ao registrado em pesquisa de 2023, que foi de 72%. A média brasileira é a mesma média mundial, mas ficou abaixo da latino-americana (78%). 

Mas, diante de todos esses dados, é possível questionar o que os consumidores entendem por “comida saudável”. E 95% responderam que são produtos frescos, 93% consideram mais opções vegetais, 81% acham que é a indicação de “opção saudável” no cardápio e 78% mencionaram a clareza nas informações nutricionais.

A pesquisa Barômetro, realizada anualmente pela Ticket, ouviu quase 50 mil pessoas trabalhadoras e mais de 1.400 restaurantes em 22 países ao redor do mundo para entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *