Comportamento

Diferenças geracionais determinam o comportamento de compras de moda online

Publicado

on

e-commerces; moda online

Quase metade dos consumidores das gerações Millennials e Z fazem compras mensais de moda online, segundo um novo relatório da empresa de marketing por IA Wunderkind.

Mulheres e consumidores mais velhos — principalmente da Geração X e dos Baby Boomers — citam descontos exclusivos e recompensas como suas principais motivações para comprar online. O relatório revelou que 59% dos compradores da Geração X e 51% dos Baby Boomers priorizam descontos, um percentual superior à média geral de consumidores (40%).

A alta qualidade também foi um fator motivador importante para a Geração Z (24%) e para os Millennials (30%).

Com base em dados coletados em janeiro de um grupo diverso de 302 consumidores online, o segundo relatório anual, desenvolvido em parceria com a empresa de análise de pesquisa MX8 Labs, buscou definir as melhores estratégias para varejistas e marcas atraírem e fidelizarem clientes no segmento de moda, vestuário, joias e acessórios.

Os resultados indicam que não há uma solução única para conquistar e manter consumidores de moda online. Em vez disso, o relatório sugere que os varejistas e marcas adotem um mix de estratégias de marketing, incluindo personalização impulsionada por IA para atender às necessidades individuais dos clientes.

“Este relatório prova que os consumidores querem coisas diferentes das marcas e varejistas”, disse Tim Glomb, vice-presidente de digital, conteúdo e IA da Wunderkind. “Uma abordagem única para todos não funciona. Aplicamos insights segmentados por idade e gênero para comprovar esse fato.”

Os clientes mais jovens — especialmente da Geração Z e Millennials — compram moda online com mais frequência do que os consumidores mais velhos. Enquanto isso, Baby Boomers e a Geração X compram menos frequentemente e são mais influenciados por necessidades sazonais e compras planejadas.

  • 36% das mulheres afirmaram que descontos exclusivos, promoções ou programas de recompensas fazem com que elas retornem regularmente ao site de uma marca;
  • 24% dos homens disseram que programas de fidelidade ou benefícios para membros os atrairiam para um site.

O relatório também identificou os principais fatores que levam os consumidores a desistirem de uma compra:

  • Aguardar uma promoção ou desconto (24%);
  • Altos custos de frete (23%);
  • Falta de urgência para comprar (22%);
  • Incerteza sobre a qualidade do produto (22%).

Os consumidores mais jovens, especialmente Millennials e Geração Z, priorizam interações frequentes com sites de moda, seja navegando em busca de inspiração, buscando recomendações personalizadas ou aproveitando ofertas por tempo limitado. Segundo a Wunderkind, esses consumidores valorizam imagens de alta qualidade, tendências de moda e sugestões adaptadas às suas preferências, o que reforça sua abordagem digital-first (priorizando o digital).

Já os consumidores Baby Boomers e da Geração X são mais focados na praticidade e no valor. Eles buscam incentivos financeiros como descontos e frete grátis, além de ferramentas confiáveis de medição de tamanhos.

“Seus hábitos de compra mais deliberados enfatizam aquisições sazonais e pesquisas detalhadas, tornando ferramentas de construção de confiança, como avaliações de clientes e garantias de qualidade, essenciais para o engajamento”, conclui o relatório.

Imagem: Envato
Informações: Howard Ruben para Fashion Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *