Inovação
OpenAI lança GPT Store, loja virtual de chatbots personalizados
Assinantes da versão premium da ferramenta de IA terão acesso a mais de 3 milhões de chatbots para uso de diversas maneiras
Na última quarta-feira (10), a OpenAI revelou o lançamento da GPT Store, uma plataforma virtual que permite aos usuários adquirirem diversas versões do ChatGPT, chatbot conhecido mundialmente e baseado no modelo de linguagem natural GPT-4. A inovação está disponível de maneira exclusiva para assinantes dos planos ChatGPT Plus, Team e Enterprise e ainda não se sabe se será disponibilizada de forma gratuita no futuro.
A GPT Store disponibiliza uma ampla variedade de mais de 3 milhões de chatbots personalizados para as mais variadas finalidades, incluindo pesquisa acadêmica, produtividade, programação, educação e entretenimento. Os usuários têm a capacidade de criar seus próprios chatbots por meio da ferramenta GPT Builder, gerando clones do ChatGPT com características específicas, sem a necessidade de programação.
A plataforma também integra um sistema de recomendação que destaca os chatbots mais populares e bem avaliados pelos usuários. Alguns exemplos notáveis incluem o Consensus, que tem acesso a uma biblioteca com mais de 200 milhões de artigos científicos; o AIPDF, capaz de ler e resumir arquivos PDF de até 2 GB; e o Grimoire, que permite programar websites com apenas um comando de texto.
Além disso, a OpenAI anunciou que pretende lançar, no primeiro trimestre deste ano, um programa de remuneração para os desenvolvedores de chatbots. Isso significa que os criadores dos GPTs serão remunerados com base no sucesso de seus programas na GPT Store. A plataforma está disponível na versão web e também como aplicativo para smartphones.
Imagem: Divulgação/TechCrunch