Economia
Carnaval deve aumentar em até 15% faturamento em bares e restaurantes
Levantamento realizado pela Abrasel mostra que os estabelecimentos devem ter movimento superior ao do ano passado
De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no carnaval desse ano – que acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro – as projeções são de aumento no faturamento em relação ao mesmo período de 2023. O setor deve faturar até 15% a mais do que no ano passado, especialmente nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
De acordo com Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a expectativa otimista é impulsionada por fatores como o crescimento no número de empregos e a melhoria nos indicadores econômicos, com a redução da inflação e das taxas de juros. “Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, explica ele.
Nas capitais que recebem as tradicionais festas de rua durante o período carnavalesco, as expectativas de aumento no faturamento variam. A expectativa é de que as capitais Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte faturem até 15% a mais neste ano do que no ano passado, enquanto na Bahia e em São Paulo as projeções são de até 10%.
Lúcio Vieira, proprietário do bar Braseiro Labuta, localizado na capital fluminense, aguarda o início das festividades de fevereiro com entusiasmo. “O turismo vem funcionando muito bem, com a rede hoteleira carioca apresentando o melhor resultado dos últimos seis anos. A expectativa é de que isso se mantenha no Carnaval e que o Rio de Janeiro fique ainda mais cheio e movimentado. Isso se reflete no nosso setor, então, a sensação é de bastante otimismo”, afirmou Lúcio.
Imagem: Agência Brasil