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Como se manter atualizado (e RELEVANTE) em tempos de inteligência artificial
Recebi o convite para escrever alguns artigos para a Central do Varejo, e fiquei lisonjeado, e ao mesmo tempo preocupado, pois não é fácil gerar conteúdo relevante com tamanha velocidade em que a informação se dissemina hoje em tantos canais de informação relevantes.
Por outro lado, também é bem difícil fazer uma “curadoria” e selecionar os canais que de fato compartilham conteúdos profissionais com ética e imparcialidade. Hoje, os grupos de WhatsApp que têm boa curadoria, além de LinkedIn, portais de varejo e franchising, são meus preferidos para atualização rápida sobre os principais temas relevantes para o dia a dia de nossa rotina empresarial.
Para piorar , o avanço da inteligência artificial na chamada Deepfake, não proliferam apenas fake news, mas estão também copiando as vozes, rostos e trejeitos das pessoas, causando grande confusão por todo o mundo. O futuro é nebuloso nesse sentido, e o avanço é vertiginoso.
Então, como se manter relevante em tempos de Inteligência Artificial?
Vou tentar gerar alguns insights aqui para contribuir com o tema, e certamente falaremos muitas outras vezes sobre ele.
Há 2 anos, o principal assunto da NRF e a pauta mundial tratava do “METAVERSO”. A empresa que não corresse para dentro desse ambiente, se tornaria irrelevante (um exagero rapidamente observado).
Este ano, o tema I.A (ou A.I. em Inglês) foi o principal tema da NRF, e dessa vez, não creio que seja o assunto da “moda”, pois essa revolução está só começando, e pode ser mais impactante que a Revolução Industrial ou mesmo a Internet.
Algumas informações que corroboram com isso:
- A Microsoft que vinha deixando de ser relevante nos últimos anos na comparação com o crescimento de empresas de tecnologia como Google, Apple, Facebook, Amazon, se tornou novamente a segunda empresa mais valiosa do mundo, alternando a liderança com a Apple, com mais de US$ 3 trilhões de dólares. E por quê? Sua principal receita vem de armazenagem em Nuvem, o Microssoft Azure, e o crescimento vertiginoso na Copilot, a IA da empresa, que catalisa o Office e faz vender ainda mais serviços em Nuvem. Ou seja, a IA devolveu o protagonismo para essa gigante de tecnologia, o que muitos duvidavam;
- Em artigo compartilhado por Junior Borneli no LinkedIn, a fintech Klarna, uma das maiores do mundo, implantou um algoritmo de IA na sua área de atendimento. Em apenas 1 mês de uso, ele fez o trabalho correspondente ao de 700 pessoas . Será que serão menos 700 empregos á vista? Nesse período, atendeu mais de 3 milhões de chamados e reduziu o tempo médio de resolução de problemas de 11 para 2 minutos. Além disso, o algoritmo atende em 35 idiomas diferentes, o que ajuda na expansão internacional da marca. 1 algoritmo = 700 pessoas (pense a respeito);
- Já ouviu falar na empresa NVIDIA? No portal da Época Negócios em 02/03/24, uma matéria informava que essa empresa alcançou o valor de US$ 2 trilhões de dólares, atrás apenas de Apple e Microsoft. E o que faz a NVIDIA ? Produz e comercializa “chips” para computação móvel de alta velocidade, muito consumido por empresas que utilizam o quê? Inteligência Artificial. Uma empresa que até 3 anos atrás era praticamente desconhecida do mercado em geral.
Ou seja, creio que leitura dos 3 resumos acima, mostra que o futuro já chegou para a Inteligência Artificial, e não é modismo, é uma revolução que veio para ficar e fazer parte da vida de todos.
Mais do que nunca:
- Leia artigos relacionados ao tema e se mantenha informado;
- Se já afeta sua área, faça cursos de introdução ou avançados no tema;
- Contrate profissionais que estão antenados e preparados para conectar a IA ao seu departamento ou negócio;
- Faça curadoria de portais, revistas, sites, influenciadores que possam lhe fornecer informações relevantes (e verídicas) sobre o tema;
- Faça benchmark , sempre que necessário, com colegas e empresas que já estão usando a IA no seu dia a dia para mensurar os impactos;
- Não deixe o “pânico” tomar conta de equipes que escutam ou fazem leitura de textos que dizem que suas funções irão ser extintas. Introduza o tema nas pautas de reuniões e planejamento estratégico da empresa, de maneira transparente e positiva.
Opero uma holding de franquias, e algumas área já começam a ser afetadas pela IA, e as atividades e posições de trabalho devem mudar dentro de pouco tempo. As mais afetadas hoje:
- CRM e atendimento a clientes;
- SAC / SAF (Serviço de atendimento ao Franqueado);
- Departamento jurídico;
- E-commerce;
- ERP Franqueadora e Franqueados;
- Análise de Dados (Data analytics);
- Interação em Redes sociais.
Em reunião com a coordenadora do SAF, disse para ela que sua a meta principal é extinguir o SAF. Ela me olhou assustada e não compreendeu de imediato. Tive que explicar que o trabalho do SAF é antever os problemas, buscar solução para os franqueados e reduzir os chamados, atuando de maneira proativa e não reativa, com objetivo de tornar o atendimento algo mais automático e intuitivo, em que eles mesmo encontrem a solução com rapidez (ou que aquele problema não se repita mais ).
E a equipe então, se o SAF fosse extinto, como ficaria? Se atingirmos esse objetivo, a coordenadora teria demonstrado uma eficiência incrível, e certamente por meritocracia, atuaria em uma posição superior e talvez até mais relevante, pois demonstrou entendimento genuíno das demandas e resoluções de problemas de uma rede de franquias. E se fez com a equipe, todos terão um destino dentro de nosso organograma, certamente.
Mantenha-se atento, conectado, bem informado e estude, pois cada vez mais a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL fará parte natural do seu dia, e ela vem para somar, mas que as coisas vão mudar, e muito rápido, pode ter certeza.
Mantenha-se RELEVANTE.
*Ivan Ferreira é COO da Holding de franquias Japp, de João Appolinário, com as marcas de franquias Decor Colors, Polishop, Mega Studio, Wise Home e outras. É consultor de franquias e varejo com MBA de franquias da FIA/ABF, além de especialista em análise de franqueabilidade e canais, formatação e gestão. Master Franqueado de uma rede de açaí, também já contribuiu com os Comitês de BI, Moda, Food Service e Expansão da ABF.
Imagem: Envato