Economia
Grupo Dia vai encerrar atividades em quase todo o Brasil
Rede decidiu manter abertas apenas as lojas do estado de São Paulo
Nesta quinta-feira (14), o Grupo Dia anunciou uma reestruturação em suas operações no Brasil, decidindo fechar a maior parte de suas lojas em funcionamento no país. Das 587 lojas ativas, 343 serão encerradas, juntamente com três armazéns. A mudança visa concentrar as operações no estado de São Paulo, onde estão as 244 unidades remanescentes.
A empresa afirmou que as lojas paulistas são mais rentáveis e a concentração delas permitirá capitalizar a rede logística e reduzir custos. Isso possibilitará o redirecionamento de recursos para mercados mais lucrativos e com maior potencial de crescimento na Espanha e na Argentina.
O fechamento das 343 lojas é a medida mais imediata aprovada pelo conselho de administração da rede para a reestruturação no Brasil. O diretor financeiro da Distribuidora Internacional de Alimentación S.A., Guillaume Marie Didier Gras, assinou o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários espanhola.
De acordo com o Grupo Dia no Brasil, essa decisão foi tomada para buscar estabilidade após seguidos resultados negativos. Em fevereiro, o prejuízo líquido anual da rede chegou a 30 milhões de euros.
O Grupo Dia iniciou suas operações no Brasil em 2001, foi parte do Grupo Carrefour até 2011 e, em agosto do ano passado, vendeu quase 500 supermercados em Portugal. Na época, a rede mencionou a intenção de concentrar esforços nos principais mercados e reduzir seu endividamento.
Leia comunicado enviado pelo Grupo Dia a fornecedores
Prezado fornecedor (a),
Gostaríamos de informar que o Conselho de Administração do Grupo Dia aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil, com o objetivo de concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.
Esta decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, para buscar a estabilidade da estrutura do Grupo Dia no Brasil, tornando-a viável após persistentes resultados negativos.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia tem realizado investimentos e esforços significativos no país.
Este processo inclui o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição e a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil. Dessa forma, o Grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos.
O time do Grupo Dia está comprometido com o futuro do negócio e continuaremos trabalhando como até agora, com nosso esforço voltado para desdobrar uma proposta de valor única para nossos clientes, sendo sua empresa uma peça-chave.
Valorizamos profundamente a relação comercial que construímos e contamos com você para seguir impulsionando nosso negócio em um setor que nos exige entusiasmo e comprometimento diário para oferecer a melhor oferta comercial aos nossos clientes. Nosso desejo é que este seja um projeto de sucesso compartilhado por e para todos.
Sébastien Durchon (CEO Dia Brasil) e Mario Toledo (Diretor Executivo Comercial e Marketing Dia Brasil)
Imagem: Reprodução/DIA