Economia
Em Belo Horizonte, 5 em cada 10 clientes devem ir às compras para a Páscoa
Grande maioria dos consumidores pretende fazer compras à vista
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG revelou as expectativas dos belorizontinos para a Páscoa, que ocorrerá em 31 de março, último dia do mês. De acordo com o estudo, mais da metade dos consumidores de Belo Horizonte planeja ir às compras para a Páscoa deste ano deste ano, totalizando 50,5% dos entrevistados. Enquanto isso, 42,4% dos consultados demonstraram não ter interesse em presentear, citando razões como falta de costume (28,1%), não ter a quem presentear (19,4%) e restrições financeiras (18,9%).
Os produtos mais procurados para celebrar a Páscoa são os chocolates e doces, correspondendo a 87,4% das intenções de compra dos consumidores consultados. Entre os itens mais desejados estão os ovos de Páscoa industrializados (49,3%), seguidos pelos chocolates industrializados (27,1%), ovos de Páscoa artesanais (16,3%) e chocolates artesanais (3,2%).
Para os consumidores que pretendem presentear, os destinatários mais comuns são os filhos (36,1%), seguido pelo parceiro amoroso (21,3%), netos (14,8%) e sobrinhos (12,5%).
Segundo Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, o cenário econômico favorável em comparação com o ano anterior está impulsionando o desejo de compra na capital mineira. Ele ressalta que essa pesquisa oferece uma excelente oportunidade para os empresários do comércio varejista impulsionarem suas vendas durante a Páscoa.
O tíquete médio para gastos com itens de Páscoa em Belo Horizonte está estimado em R$ 144,36. A maioria dos consumidores (80%) pretende pagar à vista, com preferência pelo débito (29,3%), crédito à vista (23,4%) e o Pix (15,1%). Por outro lado, 19,5% dos entrevistados optarão pelo parcelamento no cartão de crédito.
Em relação ao local de compra, a pesquisa indica que a maioria dos consumidores prefere estabelecimentos próximos à vizinhança (27,0%), seguidos por lojas de shopping (25,6%), supermercados/hipermercados (23,7%), lojas do hipercentro (12,1%) e compras pela internet (3,3%).
Os consumidores estão buscando comodidade e praticidade, evitando grandes deslocamentos para fazer suas compras. Essa escolha reflete a otimização do tempo e a expansão do comércio pela cidade, conforme destaca Gilson Machado.
Além das compras, a Páscoa também é, para muitos, um período religioso. Cerca de 7,1% dos entrevistados pretendem adquirir artigos religiosos. Quanto ao feriado da Semana Santa, 14,3% dos consumidores de Belo Horizonte planejam viajar, principalmente para lazer/descanso (55,2%), visita a amigos e/ou familiares (36,2%) ou até mesmo para trabalhar (8,6%).
Imagem: Reprodução