Operação
Alife Nino anuncia compra do Grupo Irajá
Com transação, grupo projeta faturamento de R$ 700 mi para este ano
O Grupo Alife Nino anunciou na última sexta-feira (5) a aquisição do grupo Irajá, em uma transação que balançou o segmento de gastronomia, principalmente no Rio de Janeiro. O acordo, que envolveu dinheiro e troca de ações, mas cujo valor não foi divulgado publicamente, marca um passo estratégico para o Alife Nino, ampliando sua presença e consolidando seu status como um dos líderes do setor.
Conhecido por suas marcas de sucesso como Nino Cucina, Boteco Boa Praça e Tatu Bola, o Grupo Alife Nino já fatura quase R$ 500 milhões por ano. Com a inclusão das 12 unidades do Grupo Irajá, que abriga estabelecimentos renomados como Irajá Redux e Boteco Rainha, esse número está destinado a crescer de maneira exponencial. Em 2023, o Grupo Irajá registrou um faturamento de R$ 80 milhões, proporcionando uma base sólida para essa nova fase de expansão.
Os sócios do Grupo Irajá, Pedro de Artagão, Gustavo Mariath e Marcos Werneck, permanecerão no grupo mesmo após a aquisição. Alessandro Ávila, CEO do Alife Nino, ressaltou ao portal Brazil Journal que o Grupo Irajá é exatamente o tipo de companhia que eles procuram, destacando sua solidez e indicadores financeiros bem estabelecidos.
Com essa transação, o Alife Nino está projetando um faturamento de R$ 700 milhões para este ano, representando um aumento impressionante de 45% em relação a 2023. Além disso, o grupo está expandindo sua presença geográfica, saltando de 60 para 87 lojas, distribuídas por 19 cidades em quatro das cinco regiões do Brasil.
A estratégia do Alife Nino vai além do crescimento em números. O chairman Pedro Silveira expressou a ambição de se tornar a “Arezzo do food service”, destacando a importância de oferecer um serviço diferenciado e de alta qualidade. Para alcançar esse objetivo, o grupo adquiriu uma participação minoritária no Fame Osteria, um restaurante exclusivo de culinária italiana em São Paulo, visando integrar o renomado chef italiano Marco Renzetti à equipe do Nino Cucina.
Além disso, está prevista a integração de Pedro de Artagão, um dos sócios do Grupo Irajá, como head de gastronomia dos bares de todo o grupo. Essa sinergia entre os talentos gastronômicos é vista como um dos principais benefícios da aquisição, permitindo ao Alife Nino elevar o padrão de excelência em todas as suas operações.
Embora o Alife Nino tenha considerado um IPO até 2025, optou-se por adiar essa decisão para um futuro próximo, preferindo focar no crescimento e na consolidação de sua posição no mercado. No entanto, ainda este ano, a empresa planeja anunciar uma nova captação de private equity, seguindo o sucesso da rodada de investimento liderada pela XP em 2021, que injetou R$ 100 milhões no grupo.
Imagem: Divulgação