Operação
62% dos consumidores pretendem ir às lojas para comprar para o dia das mães
Comércio físico deve receber mais clientes que no ano passado; Ticket médio de R$ 300 a R$ 500 representa 20% dos entrevistados
De acordo com uma pesquisa da SYN, uma das maiores empresas de aquisição, locação e administração de imóveis comerciais do Brasil, aponta que 62% dos consumidores pretendem comprar presentes para o dia das mães em lojas físicas. No ano passado, 56% das pessoas tinham a mesma intenção. Em 2024, diferente dos últimos 3 anos, que foram bastante afetados pela pandemia de Covid, a volta ao ambiente presencial se consolida.
A pesquisa entrevistou mais de 4,7 mil pessoas em São Paulo (SP), Cerrado (GO) e Metropolitano (RJ). Segundo o estudo, cerca de 19% das pessoas ainda estão indecisas entre comprar online ou nas lojas físicas e outros 19% já decidiram que vão adquirir os presentes online.
Além disso, os resultados revelam que há intenção de parte dos consumidores de aumentar o ticket médio da compra. O percentual de pessoas, entre os entrevistados, que pretendem gastar entre R$ 301 e R$ 500 aumentou de 10%, em 2023, para 20%. Por outro lado, o percentual das pessoas que querem gastar menos também cresceu: este ano 54% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 300 ante 52% em 2023.
Entre os itens que as pessoas mais pretendem comprar estão produtos de beleza, vestuário e perfumaria, com 18%, 17% e 17%, respectivamente. Além destes produtos, 14% afirmam que devem comprar calçados. Chocolates e jóias, 7%, itens para a casa e eletrônicos, 5%.
“O Dia das Mães é uma data de grande importância para o varejo, e a preferência por lojas físicas para a compra de presentes é um sinal que as pessoas buscam não apenas um item material, mas também uma experiência”, diz Ricardo Loducca, diretor executivo de vendas e marketing da SYN. “Os lojistas aguardam esse aumento no fluxo de clientes e vendas, inclusive, muitos contratam funcionários temporários para atender a demanda”.
Imagem: Feepik