Comportamento

Como o surgimento dos ‘consumidores eremitas’ impactará o futuro da indústria de alimentos e bebidas?

Os consumidores eremitas preferem ficar em casa a sair para jantar

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A indústria global de alimentos está enfrentando dificuldades, com diversos canais não apresentando sinais de recuperação. Um dos fatores que contribuem para o crescimento estagnado do setor de serviços de alimentação é o surgimento de um novo tipo de consumidor: os consumidores eremitas.

Os consumidores eremitas são um novo tipo de consumidor que prefere ficar em casa a sair para jantar. Quarenta e seis por cento dos consumidores globalmente afirmaram que pretendem comer fora com menos frequência nos próximos três meses, enquanto 11% disseram que vão parar completamente.

De acordo com um relatório da GlobalData, a indústria de serviços de alimentação não retornou à normalidade pré-pandemia em 2023, com o valor das vendas no setor de serviços de alimentação tendo aumentado apenas 3% desde 2019, com transações globais caindo 3% no mesmo período. A receita de vendas para consumo no local também caiu 12% em comparação com 2019.

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“A ideia de uma recuperação pós-pandemia para a indústria de serviços de alimentação pressupõe que 2020-2021 foi um ponto fora da curva – um evento exógeno, único na vida, que interromperia o progresso por um ano ou dois antes que as tendências normais e o comportamento do consumidor retomassem”, disse Fred Diamond, Consultor Sênior de Alimentos, Soluções Customizadas ao Consumidor na GlobalData.

“No entanto, durante esse período, algo mudou. Nós mudamos. As pessoas ainda estão gastando e consumindo, mas de uma maneira radicalmente diferente. Esse novo tipo de consumidor foi chamado de ‘consumidor eremita’, dando origem à ‘economia eremita’”, acrescentou ele.

Os ‘consumidores eremitas’

A ideia de uma economia eremita está relacionada a conceitos como “casulo”, que é descrito como o fenômeno das pessoas preferirem ficar mais em casa do que passar tempo ao ar livre. Diamond disse que de 2020 a 2021, as pessoas ficaram mais em casa devido à pandemia. Mas de 2022 a 2023, a inflação foi citada como o principal motivo para permanecerem em casa.

“Isso são quatro anos de mudança comportamental em escala global. A ideia de que as coisas poderiam voltar ao que as pessoas viam no futuro a partir do ponto de vista de 2019 precisa ser abandonada, e a nova paisagem abraçada”, disse ele.

Por região, a Europa Ocidental viu um declínio de 9% nas transações para refeições no local, enquanto os pedidos para viagem aumentaram 23% em 2023 em comparação com 2019, mas as transações totais caíram 3%. A GlobalData acrescentou que tendências semelhantes foram observadas na Ásia e na América do Norte.

“De certa forma, isso não é surpresa. Os principais beneficiários dos bloqueios, como plataformas de entrega, é claro, têm como objetivo manter sua nova dominação. O aumento das ‘dark kitchens‘, que são estabelecimentos de serviços de alimentação apenas para entrega, também serviu para cimentar essa nova paisagem”, disse Diamond.

Em uma pesquisa da plataforma de entrega de alimentos Deliveroo, constatou-se que 68% dos singaporenses usam entrega de alimentos diariamente, sendo que 87% afirmam que o serviço de entrega permite que eles aproveitem mais o tempo livre.

A falta de tempo para preparar refeições e a falta de vontade de cozinhar também estão entre os motivos para usar serviços de entrega de alimentos.

A Deliveroo também observou que o gasto médio dos singaporenses em entrega de alimentos aumentou para US$ 88,80 (S$ 118) mensais em relação a US$ 81,28 (S$ 108) na pesquisa de 2022. Atraindo-os

Para atrair os consumidores eremitas, a GlobalData observou que a inovação de produtos está entre as principais soluções, especialmente diante da queda do tráfego de clientes e da redução dos gastos.

Limitar a disponibilidade de novos itens de menu ou ofertas pode levar os consumidores a gastar com o produto, pois isso pode chamar sua atenção. Isso também pode ajudar na construção da fidelidade do cliente.

A GlobalData acrescentou que garantir autenticidade e alinhamento com a herança pode “ressoar fortemente”, já que os consumidores estão cautelosos com produtos que parecem “produzidos em massa, não originais”.

Operadores de serviços de alimentação sem opção de retirada ou entrega devem ser flexíveis e adotar uma dessas opções, pois não ter presença online pode prejudicar seus negócios.

Diamond também lembrou aos operadores que eles devem lembrar que os consumidores podem escolher opções de alimentos mais baratas antes de decidirem baixar seus preços.

Portanto, eles devem se concentrar em ter boas porções e destacar o melhor que podem oferecer, “contrastando-os com o que os consumidores podem encontrar em alternativas mais baratas”.

 

Imagem: Envato
Informações: Tim Charlton para Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

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