E-commerce
Vendas globais no varejo online devem atingir US$ 6,8 trilhões em 2028
As vendas globais no varejo online estão projetadas para alcançar US$ 6,8 trilhões em 2028, um aumento de US$ 4,4 trilhões em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,9%, de acordo com a pesquisa da Forrester.
Apesar desse crescimento, o relatório destacou que 76% das vendas globais no varejo ainda ocorrerão offline em 2028, totalizando US$ 21,9 trilhões.
A pesquisa também ressaltou a importância de os varejistas investirem em estratégias omnichannel para oferecer uma experiência de compra perfeita entre canais online e offline.
Além disso, citou diferentes níveis de maturidade do comércio eletrônico em diferentes regiões. Economias avançadas como Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul lideram o grupo devido às suas taxas de penetração na internet e níveis de alfabetização digital mais altos. No entanto, os mercados emergentes na Ásia-Pacífico, Europa Oriental e América Latina estão se aproximando rapidamente, impulsionados pelo aumento da adoção de smartphones e do comércio móvel.
Na Ásia-Pacífico, os principais países, incluindo China, Coreia do Sul, Japão, Índia e Austrália, devem ver as vendas no varejo online crescerem de US$ 2,2 trilhões em 2023 para US$ 3,2 trilhões em 2028. A China lidera esse aumento, com previsão de que tanto a China quanto a Coreia do Sul excedam 40% de penetração no varejo online até 2028.
Nos seis principais países do Sudeste Asiático, incluindo Indonésia, Tailândia, Vietnã, Malásia, Filipinas e Singapura, as vendas no varejo online atingiram US$ 93 bilhões em 2023 e devem chegar a US$ 193 bilhões em 2028, representando 17,4% das vendas totais no varejo. A Indonésia lidera em penetração no varejo online, seguida pela Malásia e Singapura. Além disso, prevê-se que as Filipinas e o Vietnã cresçam mais de 20% ao ano nos próximos cinco anos, superando outros países da região.
“O crescimento dos marketplaces online, comércio social, vendas ao vivo e comércio direto ao consumidor acelerarão o crescimento das vendas globais no varejo online nos próximos cinco anos”, disse Jitender Miglani, principal analista de previsões da Forrester.
“No entanto, a maturidade do comércio eletrônico e as oportunidades de crescimento variam muito por região. Portanto, varejistas e marcas devem ter uma compreensão completa dos principais impulsionadores do varejo e do crescimento do comércio eletrônico em seus mercados prioritários e adaptar suas estratégias adequadamente para ter sucesso.”
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo