Economia
Investimento em digitalização está no radar de 64% dos varejistas
Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo busca mapear os impactos da transformação digital nos negócios do setor
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) liberou nesta semana a 5ª edição do Estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro. Entre outros achados, o levantamento mostra que 64% das empresas entrevistadas pretendem investir mais nessa área nos próximos anos. O documento tem como objetivo mapear os impactos da transformação digital dos negócio do varejo e entender o nível de integração das empresas com a agenda da transformação digital
O investimento em transformação digital tem sido uma das principais prioridades das empresas varejistas nos últimos anos. Segundo a pesquisa, as principais áreas de implementação são relacionadas às vendas online, omnicanalidade e experiência do consumidor, sendo que 88%, 80% e 80% das empresas, respectivamente, têm elas como foco.
Ainda de acordo com a pesquisa, em 52% das empresas varejistas, o investimento em transformação digital equivale a mais de 0,61% do faturamento bruto. Esse número demonstra o comprometimento das empresas em avançar no tema.
A pandemia também foi um grande impulsionador desse investimento para 96% das empresas entrevistadas. Os principais benefícios trazidos são o aumento da receita, fator destacado por 74% dos participantes, e do valor da companhia (64%). Para atender ao consumidor, as principais ferramentas utilizadas são a Inteligência Artificial, usada por 54%, e a Visão Computacional (29%).
Por fim, a pesquisa revelou que 83% das empresas varejistas renovaram suas lojas físicas nos últimos dois anos, como reflexo da pandemia. Apesar do investimento em transformação digital ser uma realidade no varejo, ainda há dificuldades em sua implementação, principalmente na parte financeira, na mudança da cultura organizacional e em processos. De acordo com o relatório, 38% das empresas tiveram dificuldades na parte financeira, 25% na mudança da cultura organizacional e 17% em processos.
Imagem: Freepik