Published
5 meses atráson
By
RedaçãoPoucas coisas têm impactado a indústria de ecommerce recentemente tão profundamente quanto a IA. Os especialistas concordam, prevendo que o mercado global de Inteligência Artificial no varejo ultrapassará US$ 24 bilhões até 2028, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 24,4% ano a ano.
No entanto, muitos varejistas ainda não começaram a aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial. Eles reconhecem a contribuição da IA Generativa (GenAI) para o sucesso futuro e a veem como crucial para seus planos. Cerca de dois terços das empresas planejam investir mais em IA nos próximos seis meses, e 60% dos líderes de comércio reconhecem o valor da IA em melhorar a experiência do cliente para fornecer uma vantagem competitiva. Determinar como e onde implementar essa tecnologia para impulsionar o retorno sobre o investimento (ROI) permanece um desafio significativo.
Participe do nosso evento sobre o Uso de IA no Varejo no dia 26/06, a partir da 18h, no auditório TOTVS. Divulgaremos dados exclusivos sobre IA no varejo e teremos palestras e painéis com varejistas e especialistas no tema. Clique aqui ou no banner abaixo para adquirir os ingressos:
Impacto atual da Inteligência Artificial no varejo
De muitas maneiras, a IA permite que as empresas de e-commerce compreendam melhor os clientes, os envolvam de forma inteligente, atendam à demanda de maneira eficiente e modernizem a experiência de compra.
Os algoritmos de Inteligência Artificial podem analisar dados e comportamentos dos clientes para fornecer recomendações, conteúdos e experiências altamente personalizados e adaptados a cada comprador, aumentando o engajamento e a conversão. Ferramentas de IA ajudam a prever a demanda, analisar tendências de mercado e vendas, otimizar preços e gerenciar inventários de forma mais eficaz para aumentar a receita e reduzir custos.
Capacidades robustas de busca e descoberta impulsionadas por IA ajudam os compradores a encontrar produtos de forma mais fácil e precisa. Ferramentas como a busca visual permitem que os consumidores usem imagens para pesquisar. Muitas empresas de ecommerce implementaram comércio conversacional e assistentes virtuais movidos por IA para suporte ao cliente 24/7, aumentando a satisfação do cliente sem incorrer em custos mais altos.
Em 2024, a IA continuará tornando o varejo e o comércio mais centrados no cliente por meio de ferramentas de comércio conversacional.
O futuro da implementação da IA
A adoção da IA depende fortemente de líderes empresariais que não apenas acreditam no valor da IA, mas também definiram uma necessidade específica para ela nos negócios. Implementar IA simplesmente porque é popular não é uma receita para o sucesso. As empresas precisam de um caso de uso definido, métricas de sucesso, propriedade interna e compromisso de líderes que vejam seus potenciais benefícios.
Embora essa liderança e visão estratégica sejam cruciais para grandes iniciativas de IA, aplicações menores e práticas também podem trazer valor. É tentador ver a IA como uma força intimidadora e disruptiva que exige iniciativas ousadas e abrangentes. No entanto, seu poder também reside em aplicações mais modestas que proporcionam ganhos tangíveis. No próximo ano, veremos equipes de comércio menores a médias implementando IA. Mesmo empresas com recursos limitados podem aproveitar a IA para avançar suas operações de e-commerce, esforços de marketing e engajamento do cliente por meio de automação inteligente. Com a abordagem certa, a adoção da IA pode começar pequena, mas ainda assim causar um impacto.
Equipes de negócios inteiras se dedicarão à IA, usando ferramentas conversacionais para lidar com consultas de clientes, recomendar produtos, agilizar compras e fornecer suporte personalizado em escala.
Interligando personalização com Inteligência Artificial
Sabemos que a IA é tão boa quanto os dados que a alimentam. Como os dados são o núcleo da IA, a qualidade e a representatividade dos dados usados para treiná-la são cruciais para determinar a qualidade de seu desempenho e resultados. Dados irrelevantes, redundantes ou correlacionados reduzem a capacidade dos modelos de descobrir padrões significativos. A seleção, limpeza e pré-processamento de dados são cruciais.
Mas quando é treinada com os dados certos, a Inteligência Artificial brilha. É a ferramenta ideal para ajudar os profissionais de marketing a garantir uma experiência mais personalizada para o cliente. O e-commerce continuará a usar a IA para alimentar recomendações personalizadas e criar uma experiência mais conversacional. Modelos preditivos podem estudar os hábitos únicos de navegação e histórico de compras de cada cliente para curar uma experiência de compra personalizada em tempo real.
Em 2024, espere que mais empresas incumbam a IA de fazer o trabalho pesado de filtrar e analisar quantidades monumentais de dados. As equipes de marketing continuarão a revisar os insights sobre os comportamentos e motivações de compra dos clientes, usando essas informações para criar e entregar experiências mais centradas no cliente.
Além de sugestões, a hiperpersonalização impulsionada por Inteligência Artificial permitirá que os varejistas personalizem publicidade, conteúdo, interações de serviço ao cliente, mensagens e preços para alinhar com as preferências individuais dos consumidores. Ao treinar e evoluir continuamente os modelos para mapear os comportamentos dos consumidores em mudança, as possibilidades de engajamento são ilimitadas.
O resultado final? Um nível inteligente e adaptável de personalização que converterá compradores em escala.
À medida que a tecnologia de recomendação por Inteligência Artificial avança, ela promete revolucionar o e-commerce, capacitando as marcas a interagir com os consumidores como indivíduos — não como segmentos.
Imagem: Envato
Informações: Raj De Datta para Retail Touch Points
Tradução: Central do Varejo
Governança e sucessão nas franquias: A chave para a longevidade da marca
Marcas são incentivadas a ser transparentes sobre produtos de beleza
Dia das Crianças faz varejo crescer 3% em outubro
Geração Alpha está moldando o futuro
Black Friday: avaliações são indispensáveis antes da compra, revela pesquisa
A polêmica reformulação da Jaguar atrairá um novo público ou foi um erro estratégico?