Economia
Fusões e aquisições crescem 30% no varejo alimentar em 2022
Grupo mineiro Mart Minas, destaque nas fusões, adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, a maior do estado fluminense
O setor varejista de alimentos registrou o terceiro ano consecutivo de crescimento em fusões e aquisições, com empresas regionais e gigantes do setor expandindo suas redes e marcas. Em 2022, os negócios nesse segmento no Brasil registraram alta de 30% em relação ao ano anterior, de acordo com a Unio Partners, assessoria financeira especializada em M&A.
O crescimento acumulado de fusões e aquisições no setor é de 116% em relação ao período pré-pandemia, segundo reportagem do Broadcast. Os movimentos de consolidação liderados por fundos de private equity e a expansão das grandes redes são os principais impulsionadores desse cenário no varejo alimentar.
Entre as empresas regionais, o destaque foi o grupo mineiro Mart Minas, que conquistou o primeiro lugar no ranking de crescimento dos supermercados em 2022, segundo a Associação Brasileira de Supermercados. A empresa adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, a maior companhia regional de atacado e varejo do estado. Grandes varejistas também estão ativas nas fusões e aquisições. O Carrefour, por exemplo, adquiriu o Grupo BIG Brasil e as lojas da rede Makro, buscando expandir sua presença nas regiões Nordeste e Sul e entrar no modelo atacarejo.
Segundo especialistas da Unio Partners, a consolidação no setor de varejo alimentar deve continuar no segundo semestre deste ano, com melhores perspectivas econômicas e políticas. No entanto, as grandes redes enfrentam desafios devido à renda comprometida dos consumidores. As empresas, como Assaí e Carrefour, apresentaram resultados considerados ruins para o primeiro trimestre, mas estão reativando seus planejamentos estratégicos enquanto aguardam definições políticas e monetárias.
Imagem: Freepik