• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Crime organizado no varejo se torna um problema crescente nos EUA
Advertisement

Operação

Kraft Heinz vai se dividir em duas empresas, 10 anos após fusão

Comportamento

Principais tendências para o varejo em 2026

Operação

Mercado Livre vai entrar no setor de farmácia

Operação

Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Operação

Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

Operação

Busca por pós-graduação cresce 22% e curso de Gestão de Negócios atrai profissionais

E-commerce Operação

Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

Comportamento

Fidelizar clientes: confira 3 dicas para gerar resultados reais

Operação

Preços de ovos, arroz e feijão recuam em julho, aponta estudo

Operação

Crime organizado no varejo se torna um problema crescente nos EUA

NRF vem trabalhando para combater o problema e relata que 88% dos lojistas sentiram um aumento do risco de roubos devido à pandemia

Publicado

2 anos atrás

on

17 de maio, 2023

Por

Redação

O crime organizado no varejo (ORC, em inglês) é caracterizado pelo roubo em grande escala de mercadorias de varejo, visando a revenda dos itens para obter ganho financeiro. Geralmente, envolve uma organização criminosa que emprega um grupo de indivíduos para roubar grandes quantidades de produtos de várias lojas e uma operação de receptação que converte as mercadorias roubadas em dinheiro.

Os produtos roubados são vendidos em sites de leilões online, mercados de pulga e até mesmo para outros varejistas. Além dos roubos em lojas, as gangues de ORC também estão envolvidas em roubos de carga e outras fraudes, como uso de cartões de crédito roubados, alteração de códigos de barras e devolução de itens roubados para obter dinheiro ou vales-presente.

O aumento de casos de ORC tem chamado a atenção da mídia, especialmente devido a incidentes dramáticos de roubo em grande escala em todo o país. Diferente dos furtos comuns, praticados por indivíduos para uso pessoal, o ORC se caracteriza por ataques coordenados e planejados contra varejistas. No entanto, as equipes de prevenção de perdas no varejo e as autoridades enfrentam dificuldades em investigar e combater esses grupos criminosos devido à falta de visibilidade das atividades, que podem ser nacionais ou até mesmo internacionais.

Os varejistas enfrentam múltiplos desafios relacionados à segurança, sendo que 88% deles relataram um aumento do risco geral para suas empresas devido à pandemia. Além disso, as fraudes em lojas físicas, comércio eletrônico e omnichannel estão em ascensão. Outros fatores que contribuem para o crescimento da atividade de ORC incluem o tratamento inadequado de crimes considerados “sem vítimas”, limites criminais que permitem roubos maiores com acusações menores e o aumento dos mercados online.

As perdas resultantes desses roubos afetam os custos dos varejistas, impactando os preços para os consumidores. Os produtos roubados variam desde itens de baixo custo e facilmente protegidos, como lâminas de barbear e sabão em pó, até roupas de grife e bebidas alcoólicas de alta qualidade.

Além dos prejuízos financeiros, o ORC também representa uma ameaça à segurança dos trabalhadores do varejo. Os grupos envolvidos frequentemente recorrem a ameaças e atos de violência, inclusive usando armas. Em 2021, oito em cada dez varejistas relataram um aumento na violência contra os funcionários por parte dos clientes. Além disso, o roubo e a revenda de produtos como medicamentos sem prescrição e fórmulas para bebês podem representar riscos à saúde, uma vez que esses itens podem ser armazenados de forma inadequada, vendidos após a data de validade ou adulterados.

Para combater o ORC, a NRF (National Retail Federation) tem defendido a alocação de recursos para a aplicação da lei e trabalhado para obter apoio legislativo, resultando na aprovação da Lei de Informação ao Consumidor, que busca trazer transparência aos mercados online. Além disso, a NRF apoia fortemente a Lei de Combate ao Crime Organizado no Varejo, que visa coordenar as atividades de combate ao ORC em âmbito nacional e internacional, desenvolver inteligência, facilitar o compartilhamento de informações e servir como centro especializado para treinamento e assistência técnica.

A NRF também promove alianças e forças-tarefa regionais para combater o ORC, envolvendo autoridades policiais, promotores e investigadores de varejo, e destaca a importância do assunto na conferência de prevenção de perdas NRF PROTECT.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Pernambucanas esgota exemplares de livro voltado a causa social

Não perca

Arena Atacado investe R$4,5 mi e moderniza sua loja de Hortolândia

Continue Reading

Você pode gostar

  • Kraft Heinz Kraft Heinz

    Kraft Heinz vai se dividir em duas empresas, 10 anos após fusão

  • Principais tendências para o varejo em 2026

  • Mercado Livre Mercado Livre

    Mercado Livre vai entrar no setor de farmácia

  • persona persona

    Por que conhecer sua persona é o primeiro passo para expandir sua rede de franquias?

  • três mulheres em pé mexendo no celular três mulheres em pé mexendo no celular

    Países que mais compram online: saiba quais são

  • IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob

    Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Kraft Heinz
Operação33 minutos atrás

Kraft Heinz vai se dividir em duas empresas, 10 anos após fusão

Comportamento2 horas atrás

Principais tendências para o varejo em 2026

Mercado Livre
Operação4 horas atrás

Mercado Livre vai entrar no setor de farmácia

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Clube Mais Criativo
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

Plié
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #48: Plié

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação