• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Crime organizado no varejo se torna um problema crescente nos EUA
Advertisement

Operação

Pós-compra: como fidelizar clientes e aumentar as vendas?

Operação

CEO da The Body Shop deixa o cargo após um ano

Operação

Mais da metade dos brasileiros compra pelas redes sociais

Operação

O futuro do varejo cabe em uma palavra: ESG

Operação

Giuliana Flores projeta aumento de 20% nas vendas para o Dia dos Avós

Operação

Número de mulheres na reparação automotiva aumenta 230%

Operação

Produção de veículos cresce no primeiro semestre, mas setor projeta desafios

Operação

Varejo alimentar: panorama atual, tendências e transformações

Comportamento Operação

Usuários do Roblox fazem compras no jogo e na vida real, aponta pesquisa

Operação

Crime organizado no varejo se torna um problema crescente nos EUA

NRF vem trabalhando para combater o problema e relata que 88% dos lojistas sentiram um aumento do risco de roubos devido à pandemia

Publicado

2 anos atrás

on

17 de maio, 2023

Por

Redação

O crime organizado no varejo (ORC, em inglês) é caracterizado pelo roubo em grande escala de mercadorias de varejo, visando a revenda dos itens para obter ganho financeiro. Geralmente, envolve uma organização criminosa que emprega um grupo de indivíduos para roubar grandes quantidades de produtos de várias lojas e uma operação de receptação que converte as mercadorias roubadas em dinheiro.

Os produtos roubados são vendidos em sites de leilões online, mercados de pulga e até mesmo para outros varejistas. Além dos roubos em lojas, as gangues de ORC também estão envolvidas em roubos de carga e outras fraudes, como uso de cartões de crédito roubados, alteração de códigos de barras e devolução de itens roubados para obter dinheiro ou vales-presente.

O aumento de casos de ORC tem chamado a atenção da mídia, especialmente devido a incidentes dramáticos de roubo em grande escala em todo o país. Diferente dos furtos comuns, praticados por indivíduos para uso pessoal, o ORC se caracteriza por ataques coordenados e planejados contra varejistas. No entanto, as equipes de prevenção de perdas no varejo e as autoridades enfrentam dificuldades em investigar e combater esses grupos criminosos devido à falta de visibilidade das atividades, que podem ser nacionais ou até mesmo internacionais.

Os varejistas enfrentam múltiplos desafios relacionados à segurança, sendo que 88% deles relataram um aumento do risco geral para suas empresas devido à pandemia. Além disso, as fraudes em lojas físicas, comércio eletrônico e omnichannel estão em ascensão. Outros fatores que contribuem para o crescimento da atividade de ORC incluem o tratamento inadequado de crimes considerados “sem vítimas”, limites criminais que permitem roubos maiores com acusações menores e o aumento dos mercados online.

As perdas resultantes desses roubos afetam os custos dos varejistas, impactando os preços para os consumidores. Os produtos roubados variam desde itens de baixo custo e facilmente protegidos, como lâminas de barbear e sabão em pó, até roupas de grife e bebidas alcoólicas de alta qualidade.

Além dos prejuízos financeiros, o ORC também representa uma ameaça à segurança dos trabalhadores do varejo. Os grupos envolvidos frequentemente recorrem a ameaças e atos de violência, inclusive usando armas. Em 2021, oito em cada dez varejistas relataram um aumento na violência contra os funcionários por parte dos clientes. Além disso, o roubo e a revenda de produtos como medicamentos sem prescrição e fórmulas para bebês podem representar riscos à saúde, uma vez que esses itens podem ser armazenados de forma inadequada, vendidos após a data de validade ou adulterados.

Para combater o ORC, a NRF (National Retail Federation) tem defendido a alocação de recursos para a aplicação da lei e trabalhado para obter apoio legislativo, resultando na aprovação da Lei de Informação ao Consumidor, que busca trazer transparência aos mercados online. Além disso, a NRF apoia fortemente a Lei de Combate ao Crime Organizado no Varejo, que visa coordenar as atividades de combate ao ORC em âmbito nacional e internacional, desenvolver inteligência, facilitar o compartilhamento de informações e servir como centro especializado para treinamento e assistência técnica.

A NRF também promove alianças e forças-tarefa regionais para combater o ORC, envolvendo autoridades policiais, promotores e investigadores de varejo, e destaca a importância do assunto na conferência de prevenção de perdas NRF PROTECT.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Pernambucanas esgota exemplares de livro voltado a causa social

Não perca

Arena Atacado investe R$4,5 mi e moderniza sua loja de Hortolândia

Continue Reading

Você pode gostar

  • aumentar as vendas; pós-compra aumentar as vendas; pós-compra

    Pós-compra: como fidelizar clientes e aumentar as vendas?

  • Fachada de loja da The Body Shop Brasil Fachada de loja da The Body Shop Brasil

    CEO da The Body Shop deixa o cargo após um ano

  • NRF Paris aponta 9 tendências voltadas ao consumidor que vão transformar o varejo em 2025

  • in-app; redes sociais in-app; redes sociais

    Mais da metade dos brasileiros compra pelas redes sociais

  • pizza em pedaços, pizzarias pizza em pedaços, pizzarias

    Dia da Pizza movimenta setor com promoções por todo Brasil

  • Donald Trump, presidente dos EUA; Casa Branca; acordo Donald Trump, presidente dos EUA; Casa Branca; acordo

    Trump anuncia taxa de 50% sobre produtos brasileiros

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
aumentar as vendas; pós-compra
Operação14 horas atrás

Pós-compra: como fidelizar clientes e aumentar as vendas?

Fachada de loja da The Body Shop Brasil
Operação15 horas atrás

CEO da The Body Shop deixa o cargo após um ano

NRF Paris 202516 horas atrás

NRF Paris aponta 9 tendências voltadas ao consumidor que vão transformar o varejo em 2025

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

APTK
Vídeos2 dias atrás

Podcast Central do Varejo #43: APTK

etapp
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #42: Etapp

Intelbras
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação