Economia

Mercado de lanches e bebidas vê 38% de participação nas vendas fora de casa no primeiro trimestre de 2024

Lanches salgados mostram o crescimento mais rápido com 19%.

Published

on

Mercado de lanches e bebidas

As vendas fora de casa (OOH) representaram 38% do mercado de lanches e bebidas não alcoólicas globalmente no primeiro trimestre de 2024, um aumento em relação aos 36% do primeiro trimestre de 2023 e 34% em 2022. Essa tendência está se aproximando da divisão pré-pandemia de 60/40.

De acordo com o último estudo da Kantar, há um aumento de 14% nos gastos OOH com lanches e bebidas neste trimestre, superando o crescimento de 3% no consumo em casa. A Índia lidera esse aumento, com a participação de OOH subindo de 66% para 71% e os gastos aumentando em 44%.

Os gastos OOH estão superando os gastos para consumo em casa na Índia, Brasil, Reino Unido, França e China Continental. Em contraste, Espanha, Portugal e Tailândia mostram um crescimento mais lento devido a hábitos OOH já estabelecidos.

Os aumentos de preços impulsionaram o crescimento do valor do consumo em casa em 2023, mas o impacto da inflação diminuiu em 2024.

“À medida que a inflação diminuiu, podemos ver claramente que o aumento do valor dentro de OOH é natural e orgânico, impulsionado pelas pessoas comprando pequenos lanches e bebidas mais frequentemente para consumir fora de casa”, observou o relatório.

Os consumidores estão fazendo viagens mais frequentes para consumir lanches e bebidas OOH, com um aumento de 9% nas viagens e um aumento de 3% no volume no primeiro trimestre de 2024. O preço por unidade subiu 2%, desacelerando em relação ao aumento de 5% no primeiro trimestre de 2023.

O relatório também observou que o mercado de lanches e bebidas está retornando às normas pré-pandemia, embora algumas mudanças no comportamento do consumidor possam ser permanentes. As vendas de lanches e bebidas para consumo em casa diminuíram de 66,3% para 62,3% do valor de mercado nos últimos dois anos.

Cafeterias, padarias e formatos de comércio moderno são os que mais estão se beneficiando da recuperação. Bares, cafés e cafeterias viram um aumento de 1,2% em sua participação, destacando a demanda por lanches e bebidas acessíveis.

O crescimento de OOH é mais rápido no mercado de lanches e bebidas, com lanches salgados e biscoitos crescendo 19% e 15%, respectivamente. Globalmente, Lay’s continua sendo a principal marca de lanches OOH, enquanto Kit Kat e Kinder tiveram os maiores ganhos em Pontos de Alcance do Consumidor. Índia e Reino Unido são os principais impulsionadores do crescimento de lanches salgados OOH.

Leia também: Snacks impulsionam o crescimento do mercado de lanches de carne para $26,75 bilhões até 2029

Além disso, os canais de comércio tradicional viram o maior aumento nos gastos, subindo de 31% no primeiro trimestre de 2023 para 35% no primeiro trimestre de 2024.

Na Índia, o comércio tradicional domina, com seis marcas de lanches no Top 20 do Brand Footprint, lideradas por Bingo. Haldiram’s lidera o mercado de lanches salgados da Índia com uma penetração de 40%, refletindo a contínua inovação e expansão do consumidor.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *