Colunistas
Gestão de Indicadores e Planejamento de Compra – Ferramentas contra a crise
Ambas as práticas são grandes diferenciais dos varejistas de sucesso e usam a tecnologia para melhorar eficiência da operação
Não só em tempos de crise, mas principalmente neles, essas duas práticas que dão título ao texto se revelam como grandes diferenciais dos varejistas de sucesso e são também, nomes de dois dos mais importantes módulos das soluções de software da Universo Varejo. A Gestão de indicadores possibilita rápida correção nos rumos do negócio e tomada de decisão mais segura e profissional.
Esse módulo da Universo Varejo permite que gestores de redes e gerentes de unidades recebam informações atualizadas e relevantes ao negócio. Ao contrário de um BI – que permite consulta a informações – o módulo de Indicadores de Performance “empurra“ o dado aos usuários, que não mais precisam perder tempo buscando e relacionando informações e recebem o insight exato que precisam, dada a grande customização prévia realizada, utilizando o know-how de gestão de varejo da UV.
Completam os recursos dessa ferramenta, a possibilidade de acesso por grupos econômicos, o recebimento programado de relatórios por email e a possibilidade de infinitas relações entre dados, que são exibidos em cockpits, gráficos ou tabelas.
Já o módulo de planejamento de compra fornece tecnologia e conhecimento para cada vez mais estarmos próximos do sonho de todo varejista – Comprar a ponto de não sobrar produto e também não perder vendas.
O uso de algorítimos de suprimento como OTB (Open To Buy), que consideram metas de venda, representatividade por categoria, saldo de estoque possibilita uma compra muito mais correta e racional, que somada à gestão do ciclo de vida do produto, apoiada por uma eficiente análise de giro – também presente nesse módulo – resultam em substancial aumento de margens, pela redução nas remarcações e imobilização de capital em forma de estoque.
Os dois módulos trabalham usando dados dos sistemas de ERP e PDV e os principais players do mercado já estão integrados. Já com cases de sucesso em grandes redes de varejo e franquia, sua implantação é rápida e em muitos casos sem custos, sendo toda a dinâmica de troca de dados feita pelos aplicativos Universo Varejo.
Imagem: Freepik