Operação
Varejistas mantêm alta variedade de transportadoras parceiras em 2024
As empresas mantiveram uma diversidade de transportadoras para entregas last mile ao longo de 2024, de acordo com dados da project44.
O número médio de transportadoras last mile por conta empresarial atingiu 6,14 em julho, um pequeno aumento após três meses de relativa estabilidade em torno de 6,06. Esse número é apenas um pouco inferior aos 6,17 registrados em julho de 2023.
O crescimento ocorre mesmo com os principais provedores de entrega, como FedEx e UPS, tentando recuperar sua participação de mercado com descontos agressivos. Transportadoras menores estão se mantendo competitivas ao reforçar seus serviços, expandir a cobertura de entrega e oferecer tarifas baixas.
Embora alguns especialistas tenham previsto que 2024 seria o ano em que as empresas reduziriam sua variedade de transportadoras de encomendas, isso não ocorreu de forma significativa entre os clientes da project44. Os dados da project44 são predominantemente dos EUA e focados em empresas de varejo e venda D2C, como H&M e Sephora, que utilizam sua plataforma de cadeia de suprimentos.
A diversificação das transportadoras tem aumentado gradualmente desde que a pandemia pressionou a capacidade de última milha, elevou os custos de envio e incentivou as empresas a buscar novos provedores de entrega. A tendência se acelerou ainda mais em maio de 2023, quando as empresas começaram a planejar contingências para uma possível greve da UPS. O impulso continuou mesmo após a ratificação de um novo contrato trabalhista, atingindo um recorde de 6,35 em outubro passado.
Desde então, as empresas reduziram suas bases de transportadoras, à medida que os provedores de entrega buscam garantir uma parcela maior do volume dos clientes através de descontos de envio. Embora tarifas mais baixas possam prejudicar a lucratividade, as transportadoras estão dispostas a sacrificar isso para ter sucesso em um ambiente de demanda fraca.
Ainda assim, a diversificação das transportadoras não diminuiu muito para a lista de clientes da project44. E durante esse período, varejistas como Stitch Fix, Lulu’s Fashion Lounge Holdings e Lovesac adicionaram novas opções de entrega em busca de economia e melhor qualidade de serviço.
Se os provedores alternativos conseguirão aumentar sua presença nas combinações de transportadoras das empresas ainda é uma questão em aberto. Assim como FedEx e UPS, eles têm oferecido descontos tarifários para competir por mais volume, afirmou Micheal McDonagh, presidente de encomendas da AFS Logistics, em uma entrevista. No entanto, eles ainda não correspondem à gama de serviços ou à cobertura de entrega que as maiores transportadoras oferecem.
“Você sempre vai precisar de uma transportadora nacional para realizar entregas em nível nacional,” disse McDonagh.
Imagem: Envato
Informações: Max Garland para Fashion Dive
Tradução livre: Central do Varejo