Operação
Empresas brasileiras gastam 50% mais em transações com EUA
No primeiro semestre de 2024, as exportações do Brasil para os EUA movimentaram um volume recorde de US$ 19,2 bilhões. Contudo, apesar da alta demanda, empresas brasileiras perdem cerca de cinco dias e pagam um valor 50% mais alto nos custos das transações entre os dois países. Os dados são de um levantamento da Caliza, fintech norte-americana.
Para Ezra Kebrab, CEO da Caliza, o crescimento nas exportações do Brasil destaca a forte demanda das indústrias americanas. “No entanto, as empresas brasileiras enfrentam taxas elevadas e processos lentos e burocráticos que podem levar até cinco dias para serem concluídos”, explica. “Essas ineficiências sobrecarregam o fluxo de caixa, impactam a satisfação dos clientes e minam a rentabilidade e a competitividade global das empresas nacionais”, acrescenta.
Eliminando ineficiências financeiras
Para enfrentar esses desafios, a Caliza introduziu uma gama de soluções projetadas para simplificar as transações financeiras e reduzir os custos de conexão entre o Brasil e os EUA, América Latina e Ásia. Desde o final de 2023, a fintech tem operado no território brasileiro, oferecendo serviços que incluem câmbio de moeda a baixo custo, contas internacionais em dólares americanos para empresas ou seus clientes, com taxas reduzidas, e tecnologias financeiras avançadas que podem cortar pela metade os custos e o tempo das transações.
“Temos clientes que lidam com transações no valor de R$5 milhões diariamente. Sem nossas soluções, eles teriam um aumento de 50% nas taxas, resultando em perdas financeiras significativas diárias”, explica Kebrab.
Expansão das operações no Brasil
Com a crescente demanda no Brasil, a Caliza planeja expandir suas operações, garantir licenças regulatórias, desenvolver novos produtos e dobrar sua equipe local. A fintech recentemente levantou R$45,7 milhões (US$8,5 milhões) em uma rodada de financiamento Pré-Série A liderada pelo Initialized Capital. Esse investimento apoiará a Caliza na continuidade de fornecimento de soluções financeiras de ponta e na melhoria da competitividade global das empresas latino-americanas.
“Nosso objetivo é simplificar o comércio global e tornar os mercados dos EUA e da Ásia mais acessíveis para negócios brasileiros. Com contas digitais em dólares americanos para empresas e processos de transações transfronteiriças eficientes, estamos transformando as operações comerciais internacionais”, conclui Kebrab.