Connect with us

Economia

Vendas no varejo recuam -0,3% em agosto

Published

on

Carrinho de supermercado visto de lado, cheio de produtos como abacaxi, saco de pão, frutas. Ao fundo, prateleiras de supermercado desfocadas

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, as vendas no varejo brasileiro recuaram -0,3% em agosto, em comparação com o mês anterior. Porém, na comparação anual, o mês passado foi de alta (5,1%) em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano, também foi registrada alta de 5,1%, e nos últimos 12 meses, 4,0%.

“O comportamento do comércio em 2024 ainda é positivo, apenas em junho tivemos resultado efetivamente negativo (-0,9%). O aspecto negativo do resultado de agosto é o fato de quatro das oito atividades pesquisadas terem registrado queda significativa, três ficarem estáveis e só uma ter apresentado alta”, explica Cristiano Santos, gerente da PMC.

Em relação ao varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o resultado de agosto foi de queda de 0,8%. Já na comparação anual, o setor teve alta de 3,1%.

Entre as oito atividades pesquisadas, sete ficaram em patamar negativo, sendo Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,6%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%), Combustíveis e lubrificantes (-0,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).

O único setor com resultado positivo nas vendas varejistas de agosto foi Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,3%).

Em análise das Unidades Federativas, as vendas no varejo caíram em 17 dos 26 estados, e nos outros nove teve alta. Os piores resultados foram em Minas Gerais (-2,4%), Tocantins (-2,0%) e Rondônia (-1,8%). Já do lado positivo, se destacam Roraima (2,2%), Ceará (2,1%) e Bahia (1,3%).

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *