Operação
Uber está analisando fazer uma oferta de compra à Expedia
A Uber discutiu uma possível oferta de aquisição da empresa de reservas de viagens Expedia em um negócio que levaria a empresa de transporte por aplicativo a expandir seus mercados além das viagens de carro e da entrega de alimentos.
As conversas estavam em estágio inicial, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto em entrevista ao portal CNBC, que pediu para não ser identificada, já que as discussões são confidenciais. Não está claro se a aquisição realmente ocorrerá.
A Expedia é um território conhecido para o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, que foi CEO do grupo de viagens de 2005 a 2017. Khosrowshahi ainda é membro não-executivo do conselho da Expedia.
A Uber tem um valor de mercado de cerca de US$ 168 bilhões, após uma alta de 80% no último ano, o que fez o preço das ações atingir um recorde no início deste mês. A empresa se recuperou de um ano desastroso em 2022, quando os altos preços dos combustíveis e a inflação reduziram os gastos, e mais motoristas voltaram à plataforma após a pandemia. O ressurgimento da Uber foi impulsionado por um boom na demanda por viagens de transporte, juntamente com o serviço de entrega de alimentos Uber Eats.
A Expedia vale cerca de US$ 20 bilhões. O preço de suas ações ainda está abaixo do pico de 2022, à medida que a empresa enfrenta forte concorrência de empresas como Booking, Airbnb e até mesmo Google.
O interesse da Uber pela Expedia foi inicialmente reportado pelo Financial Times. As ações da Expedia fecharam em alta de quase 5% na quinta-feira.
Os usuários da Expedia podem reservar voos, hospedagem, carros e atividades por meio do site da empresa, que também é dona de outros sites de viagens como Hotels.com, Vrbo e Orbitz. A Expedia reportou um total de US$ 28,8 bilhões em reservas brutas em seus resultados do segundo trimestre, divulgados em agosto.
Uma aquisição da Expedia seria um “grande acerto estratégico” para a Uber, disse Dan Ives, sócio-gerente da Wedbush Securities. Ele afirmou que isso sugere que a Uber está em modo ofensivo e buscando novas oportunidades de monetização, podendo ser um passo em direção a um “super aplicativo”.
“Eles têm um enorme impulso, e estão ganhando cada vez mais participação”, disse Ives. “Acho que eles estarão em busca de fusões e aquisições.”
Imagem: Envato
Informações: Deirdre Bosa e Ashley Capoot para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo