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A importância da liderança na gestão de equipe

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Você sabe reconhecer a importância da liderança para gerir uma equipe? Isso pode ser uma das grandes falhas em empresas. Quer saber o motivo?

É muito comum em equipes, compostas por personalidades diferentes, existir alguns problemas de relacionamento ou falta de comunicação entre várias pessoas dividindo o mesmo espaço. E é aí que entra o papel do gestor comercial como líder! Alguém precisa assumir o controle do ambiente e fazer com que todas as pessoas envolvidas esqueçam as suas diferenças e trabalhem em prol dos objetivos da empresa.

Estar ciente do seu papel de liderança é evitar a omissão, ou seja, fingir que não está enxergando os problemas surgindo com receio de ter que interferir em determinado momento. Nesse sentido, estar alguns passos à frente e eliminar focos de problemas farão com que a rotina do gestor comercial não seja apenas controlar discussões ou questões de relacionamento.

Então, esteja sempre à frente da sua equipe! Mostre que o seu papel é guiar todos eles e que todos devem estar atentos ao que você fala ou decide. A partir do momento em que essa autoridade é conquistada, você estará envolvido com tudo o que acontece dentro da equipe e os seus colaboradores terão alguém a quem recorrer para dividir anseios e aquilo que os incomoda. Isso te trará muito mais controle sobre as coisas que acontecem à sua volta.

Para facilitar o seu papel, separei cinco dicas para você gerir bem a sua equipe e evitar qualquer ameaça na produtividade de cada um deles. Vamos lá?

  • Seja o exemplo da sua equipe: grandes líderes devem ser vistos como exemplo, modelo perfeito a ser seguido. Como exigir determinada postura ou comportamento da equipe se o próprio líder não apresenta isso? Você deverá ser um exemplo prático do que deve ser seguido por todos, fazendo assim com que você conquiste a confiança de quem está à sua volta.
  • O papel do gestor é, sim, muito difícil! E exige muita dedicação. Quanto mais próximo você estiver dos problemas, mais fácil será resolvê-los. Lembre-se sempre disso!
  • Seja claro com os seus colaboradores, inclusive nas metas: o bom líder deve determinar as metas a serem alcançadas pela equipe e, também, mostrar o caminho que devem percorrer para chegarem até lá. Não basta apenas cobrar deles! Mostre como eles devem fazer. Dê exemplos, capacitação para seus colaboradores e esteja próximo para acompanhar o desenvolvimento de cada um.
  • Tenha um bom relacionamento com sua equipe: muitos gestores comerciais podem imaginar que, para ser líder, você deve deixar as pessoas com medo, estar sempre sério, dar broncas ou ser duro com seus funcionários. Porém, não é isso que deve ser feito. A liderança não tem nenhuma relação com o medo da demissão. A liderança deve ser um efeito natural, onde sua equipe percebe que precisa ouvir e seguir você para ter um bom rendimento. E é importante, nesse cenário, estabelecer um bom relacionamento entre você e eles. Afinal, é necessário que eles tenham abertura para o diálogo com você até mesmo para que possam discutir ideias, expor situações ou tudo o que for relevante para atingir as metas da empresa.
  • Percebeu que estamos diferenciando gestor comercial x líderes? Nem todo gestor comercial é um líder. Para ser, precisa cumprir esses e outros requisitos, fazendo com que a sua imagem seja sinônimo de confiabilidade e autoridade no assunto. Caso ainda não esteja conseguindo exercer o seu papel de liderança, avalie os motivos e impeditivos que não permitem com que seus colaboradores te considerem como tal.

Repense a sua postura, a sua comunicação e a sua equipe. Identifique o que deve ser mudado e faça com que as pessoas queiram te seguir e acredite em você. Todos ganham com isso: você, eles e a sua empresa.

Imagem: Envato


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas com mais de 28 anos de atuação e 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais.

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