Comportamento
Grupo Heineken reforça ações para aumentar inclusão e equidade racial
No mês de reflexão da Consciência Negra, o Grupo Heineken reforça seu comprometimento com a inclusão e equidade racial por meio da meta de ter 40% dos cargos de liderança ocupados por profissionais pretos e pardos até 2030. Atualmente, a companhia conta com 36% de colaboradores e colaboradoras negras nessas posições.
Para alcançar a meta, o Grupo Heineken — que faz parte do Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), com mais de 50 empresas unidas para conquistar 10 mil posições de lideranças negras e 3 milhões em impacto até 2030 — desenvolveu, este ano, o “Potencial em desenvolvimento”, programa voltado para cargos de alta liderança que reuniu 18 gerentes de todas as áreas da companhia que se destacaram em suas funções. O projeto contou com mentorias com vice-presidentes da empresa, ações de letramento racial e imersão em ferramentas de liderança. Ao final, 70% dos participantes foram incluídos nos planos de sucessão para cargos superiores.
Outra iniciativa, que começou em 2023, é o programa de aceleração de carreiras “Black Shine”, que prepara anualmente 250 analistas sêniores para assumirem cargos de primeira liderança, estimulando o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas.
“É nosso compromisso primordial promover ações de capacitação e de letramento sobre questões raciais. De forma colaborativa conversamos com nossas lideranças não negras para mitigar questões de vises inconscientes e, que assim como eu, são aliadas por uma empresa com mais equidade racial. Implementamos um plano de ação robusto que nos permitirá alcançar essa meta com integridade e responsabilidade. É nosso compromisso fortalecer a diversidade e construir uma cultura de inclusão para todas as pessoas”, diz Andrea Bianchi, diretora de pessoas do Grupo Heineken.
O engajamento com a pauta também está presente no processo seletivo – a empresa conta com vagas afirmativas para pessoas negras em todas as posições, desde oportunidade de início carreira, como estágio e aprendiz, a cargos de liderança e posições com potencial de promoção para liderança. Em 2024, 54% das posições sêniores foram preenchidas por profissionais pretos e pardos. Este ano, o Grupo Heineken já abriu cerca de 104 vagas afirmativas.
A companhia também conta com programas de porta de entrada, além de processos seletivos regionais afirmativos para estágio e jovem aprendiz. “Este ano, lançamos um programa nacional de estágio focado em jovens negros de todo o Brasil, e estamos orgulhosos dos resultados: 47% dos nossos estagiários e 60% dos jovens aprendizes são pessoas negras. Esses números refletem nosso compromisso em construir um ambiente mais inclusivo e representativo para que tenhamos cada vez mais pessoas negras em linha de sucessão e, principalmente, cada vez mais preparadas”, completa a executiva.
Imagem: Reprodução