Economia
Gasto global com luxo deve alcançar US$ 1,6 trilhão em 2024
O gasto global com produtos de luxo está projetado para atingir quase US$ 1,6 trilhão (€1,5 trilhão) em 2024, mostrando pouca variação em relação a 2023, com um crescimento esperado entre -1% e 1%, de acordo com o último relatório da Bain & Company, em parceria com a Altagamma.
O mercado de bens pessoais de luxo está passando pela primeira desaceleração desde a Grande Recessão, excluindo o período da COVID-19.
O relatório prevê uma queda de -2% nesse setor em comparação ao ano passado. A alta nos preços e a incerteza macroeconômica estão fazendo com que os consumidores, especialmente a Geração Z, reduzam suas compras, resultando na perda de 50 milhões de consumidores de luxo nos últimos dois anos. No entanto, indivíduos de alto patrimônio continuam a impulsionar a maior parte dos gastos com luxo.
“O gasto com luxo mostrou uma notável estabilidade este ano, apesar da incerteza macroeconômica, impulsionado em grande parte pelo apetite dos consumidores por experiências de luxo,” disse Claudia D’Arpizio, parceira da Bain & Company e líder da prática global de Moda & Luxo da empresa, e autora principal do estudo.
“Isso é um sinal para as marcas de que é hora de reajustar suas propostas de valor,” acrescentou ela.
Experiências de luxo em alta
Segundo o relatório, experiências de luxo, como viagens e eventos sociais, estão em alta, já que os consumidores priorizam serviços personalizados e bem-estar em vez de bens físicos. Itens de alto padrão como iates, jatos particulares e carros de luxo também apresentam forte demanda.
Produtos de beleza, especialmente fragrâncias, são populares, pois os consumidores buscam pequenos prazeres. O setor de óculos de luxo também cresce devido ao aumento da criatividade das marcas e à demanda por opções de alto padrão.
Além disso, joias continuam fortes, especialmente as peças de alto valor nos EUA, enquanto relógios, artigos de couro e calçados apresentam vendas mais lentas, já que os consumidores se tornam mais seletivos. No entanto, pequenos acessórios de couro e itens de luxo de entrada ainda atraem a Geração Z.
Mercado de luxo de segunda mão em expansão
O mercado de luxo de segunda mão está crescendo, especialmente em joias e itens vintage.
O relatório observou que as lojas outlet estão superando as lojas de varejo de preço cheio, já que os consumidores buscam valor, tornando os outlets um ponto de entrada popular para novos compradores. Enquanto isso, as vendas online estão se normalizando após o aumento durante a pandemia. Para atrair os clientes de volta às lojas, o relatório destaca que as marcas precisam oferecer experiências únicas e personalizadas.
O Japão continua a liderar o crescimento do mercado de luxo, impulsionado por taxas de câmbio favoráveis e um aumento nos gastos de turistas durante o primeiro semestre de 2024. No entanto, o crescimento recentemente desacelerou com o reajuste de preços.
Por outro lado, a China viu uma queda acentuada nos gastos devido à fraca demanda doméstica e à redução no turismo.
O mercado deve mostrar uma melhora modesta em 2025, dependendo das condições macroeconômicas. Até 2030, espera-se que o mercado entre em uma fase de crescimento de longo prazo, impulsionado por uma base de consumidores maior e mais afluente.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo