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Marcas são incentivadas a ser transparentes sobre produtos de beleza

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Marcas de cosméticos que buscam entrar ou expandir no chamado mercado de beleza limpa devem construir confiança por meio de alegações respaldadas pela ciência e transparência nos ingredientes, já que praticamente todos os produtos de beleza afirmam usar apenas ingredientes naturais, segundo especialistas em cuidados de beleza.

Os consumidores também se tornaram mais atentos e conseguem identificar facilmente declarações falsas.

“Comparado a anos atrás, a transparência dos ingredientes passou de um ‘diferencial’ para uma ‘obrigação’”, disse Annie Yao, chefe de crescimento da Flywheel Southeast Asia, à Retail Asia.

Yao espera que as empresas de cosméticos continuem migrando para a beleza limpa—um movimento na indústria da beleza que se concentra em produtos de beleza feitos com ingredientes seguros, não tóxicos e ecologicamente corretos—como o novo padrão, à medida que os consumidores exigem produtos mais naturais.

Beleza limpa também é sobre o planeta

As marcas de beleza limpa frequentemente utilizam materiais sustentáveis e recicláveis para reduzir sua pegada de carbono.

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O tamanho do mercado global de beleza limpa foi estimado em US$ 8,25 bilhões em 2023 e deve crescer 14,8% ao ano entre 2024 e 2030, de acordo com a Grand View Research. Esse crescimento é impulsionado por preocupações crescentes dos consumidores com a segurança dos produtos cosméticos, o impacto ambiental e ingredientes potencialmente nocivos em produtos de beleza e cuidados pessoais.

Além de oferecer formulações limpas, Yao destacou a importância de contar boas histórias. “As marcas que se concentram na origem e eficácia dos ingredientes de maneira envolvente têm mais chances de conquistar vendas”, disse.

“As inovações no setor de beleza tenderão para o lado mais limpo”, ela continuou. “Provavelmente veremos menos ingredientes e mais discussões sobre as origens desses ingredientes, bem como sua eficácia.”

Yao também destacou que, nos últimos dois a três anos, o custo de produção de cosméticos caiu, o que pode levar a uma nova geração de produtos de beleza limpa, especialmente em mercados como a China, onde há uma provável sobrecapacidade na produção de cuidados com a pele.

Consumidores dispostos a pagar mais por beleza limpa

Na região Ásia-Pacífico, os consumidores estão dispostos a pagar 10% a 20% a mais por produtos com ingredientes naturais e premium, disse Egle Tekutyte, consultora de inovação da Euromonitor International.

Kenneth Carsula, gerente da consultoria YCP Interactive Solutions Division, em Singapura, afirmou que a beleza limpa tornou os consumidores mais exigentes em relação aos ingredientes que aplicam na pele.

“Hoje em dia, é muito importante construir sua credibilidade e experiência no espaço da beleza limpa, aproveitando os recursos certos”, disse ele. Isso inclui cientistas ou dermatologistas que, além de falar a língua dos consumidores, têm ampla experiência nesse setor.

Transparência e tecnologia impulsionam confiança

Carsula destacou que as redes sociais simplificaram a jornada de compra dos consumidores, permitindo que pesquisem rapidamente ingredientes assim que veem produtos online. Por isso, as marcas precisam ser transparentes.

JeeSeon Park, diretora de sustentabilidade da L’Oréal North Asia, mencionou o exemplo do Replasty Age Recovery Skin Regeneration Night Care da Helena Rubinstein, um dos produtos mais procurados da marca. Ele é produzido com energia verde e solventes não petroquímicos, como água, além de conter Pro-Xylane, um ingrediente de química verde que estimula a produção de elementos essenciais da pele.

A L’Oréal North Asia utiliza um sistema de classificação de impacto ambiental e social em seus produtos de beleza, de A a E, explicou Park. “Um produto com nota ‘A’ é considerado o melhor da categoria em termos de impactos ambientais.”

O sistema avalia 14 fatores de impacto planetário, como emissões de gases de efeito estufa, escassez de água, acidificação dos oceanos e impacto na biodiversidade, medidos em todas as etapas do ciclo de vida de um produto.

Além disso, a L’Oréal oferece um dicionário de ingredientes chamado Inside Our Products, disponível online, onde os clientes podem acessar informações detalhadas sobre mais de 1.200 ingredientes, incluindo origem, benefícios e perfis de segurança.

“Esse diretório inclui seções dedicadas para responder perguntas frequentes sobre ingredientes específicos e abordar preocupações comuns sobre potenciais alérgenos ou irritantes”, completou Park.

Leia também: Produtos cruelty free ganham cada vez mais espaço no segmento de cosméticos

Imagem: Envato
Informações: Jilliane Rae Manuel para Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

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