Comportamento
TikTok impulsiona redução de gastos entre consumidores da Geração Z
De acordo com os resultados de uma nova pesquisa com 1.000 consumidores da Geração Z dos Estados Unidos, realizada pela plataforma de ofertas e descontos CouponFollow e divulgada exclusivamente ao Chain Store Age, três em cada cinco entrevistados seguem uma tendência chamada “underconsumption core“. Popularizada na plataforma de vídeos curtos TikTok , a tendência promove a redução de despesas desnecessárias, priorização da segurança financeira e busca pela sustentabilidade.
Em média, os entrevistados relataram economizar US$ 250 por mês, com um em cada quatro economizando mais de US$ 500 mensais após adotar esse estilo de vida. Por gênero, os homens economizaram ligeiramente mais que as mulheres — US$ 300 contra US$ 240 por mês.
Quando se trata de gastos supérfluos, sair para comer foi a categoria mais cortada entre os entrevistados de ambos os gêneros — 56% dos homens e 55% das mulheres reduziram os gastos nessa área.
As principais áreas de redução de gastos entre as mulheres entrevistadas incluem compras online (53%) e moda ou vestuário (51%), enquanto os homens cortaram mais em assinaturas (41%) e compras online gerais (41%).
As assinaturas mais canceladas entre todos os entrevistados foram serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Hulu, com 65% optando por sair. Assinaturas de jogos (34%) e plataformas de streaming de música, como Spotify (30%), também tiveram quedas significativas.
Além disso, um em cada quatro entrevistados reduziu os gastos com alimentos e quase 35% estão gastando menos com café.
Motivações principais para reduzir os gastos
Em média, os entrevistados estão gerenciando cerca de US$ 4.000 em dívidas, com quase quatro em cada dez devendo mais de US$ 5.000. Mais de um em cada três (35%) dos entrevistados afirmam que o pagamento de dívidas afetou negativamente sua saúde mental.
As principais motivações dos entrevistados para reduzir os gastos incluem:
- Segurança financeira (58%);
- Evitar estresse financeiro e ansiedade (55%);
- Preparar-se para metas futuras, como aquisição de imóvel ou viagens (40%);
- Reduzir dívidas (37%);
- Evitar a cultura do consumo e o materialismo (30%).
Categorias onde a Geração Z está aumentando os gastos
Apesar da tendência geral de consumo mais baixo, mais de um em cada cinco entrevistados admitiram ter aumentado seus gastos nas seguintes categorias de produtos:
- Calçados (35%);
- Produtos de beleza e cuidados pessoais (29%);
- Alimentos ou bebidas especiais (27%);
- Viagens (25%);
- Eletrodomésticos ou utensílios de cozinha (23%).
Outros achados
- Três em cada quatro entrevistados disseram que o TikTok inspirou uma mentalidade mais focada em economia;
- Um em cada cinco entrevistados identificaram o TikTok como uma influência principal em seus hábitos financeiros;
- As mulheres foram 35% mais propensas do que os homens a creditar o aplicativo por guiar suas decisões financeiras. As mulheres também foram 20% mais propensas a sentir pressão para seguir tendências do TikTok, como o “underconsumption core”;
- Quase três em cada quatro entrevistados que adotaram o “underconsumption core” relataram diminuição nas compras por impulso.
Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo