Economia
Gastos do consumidor devem crescer 3,1% este ano
Se a economia permanecer saudável este ano, a Deloitte prevê que os gastos do consumidor crescerão 3,1% ano a ano, de acordo com seu relatório Perspectivas do Setor de Varejo dos EUA para 2025. Quase seis em cada 10 executivos do varejo esperam que os consumidores valorizem o preço em detrimento da fidelidade neste ano, de acordo com o relatório.
Os varejistas que implementaram IA generativa durante o fim de semana da Black Friday viram um salto de 15% em suas taxas de conversão. Seis em cada 10 compradores de varejo disseram que adotaram ferramentas alimentadas por IA para gerar previsões de demanda e gerenciamento de estoque mais precisos no ano passado, de acordo com o relatório.
2025 pode ser um “ano de inovação”, em que os varejistas integrarão mais ferramentas de IA generativas em suas operações para aprimorar as experiências de compra e entrega para os clientes.
A Deloitte observou que quase metade dos executivos de varejo disseram que a conveniência, particularmente entregas de última hora e visibilidade de estoque, são essenciais para os consumidores. Sete em cada 10 entrevistados disseram que antecipam que os varejistas usarão mais ferramentas de IA generativas este ano para aumentar a eficiência para os clientes, especialmente em áreas de recomendações de produtos e comparações de preços, de acordo com o relatório.
“Pressões econômicas e um consumidor fragmentado exigem a modernização de modelos de negócios e a adoção de estratégias digitais em primeiro lugar”, disse a Deloitte em seu relatório. “Varejistas à margem podem perder para concorrentes que já adotam estratégias de massa para micro e a tecnologia necessária para criar a conveniência, inspiração e experiências hiperpersonalizadas que muitos consumidores esperam.”
À medida que os varejistas usam cada vez mais a IA generativa, a National Retail Federation tentou fornecer uma estrutura para usar a tecnologia de forma responsável para melhorar seus negócios. Durante o Big Show da NRF no início deste mês, executivos do varejo discutiram o uso da IA para melhorar sua cadeia de suprimentos e recursos de personalização .
Enquanto isso, as pessoas que buscam esticar seus orçamentos têm buscado mais valor pelo seu dinheiro, o que significa que querem produtos bem-feitos por um preço razoável. Consumidores de todos os níveis de renda estão mudando para marcas e varejistas acessíveis, comprando marcas próprias e imitações e esperando até os períodos promocionais, de acordo com a Deloitte. “À medida que os consumidores buscam mais ‘valor’ em cada compra, o varejista com o menor ‘custo para servir’ geralmente ganha o negócio”, disse a Deloitte em seu relatório.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo