Operação
BR Mania inaugura lojas supercompactas
A Vibra, distribuidora de combustíveis e empresa do setor de energia, anunciou a expansão da rede BR Mania, lojas de conveniência dos Postos Petrobras. A iniciativa inclui a inauguração de lojas supercompactas e uma unidade premium ao longo do mês de janeiro.
Quatro lojas supercompactas serão abertas em Recife, Cuiabá, Rondonópolis e Goiânia. O modelo já havia sido implantado em Belo Horizonte e Salvador em dezembro. No interior de São Paulo, uma loja própria foi inaugurada no mesmo período, e outra tem inauguração prevista para janeiro. Além disso, uma loja premium será inaugurada ainda este mês.
As lojas supercompactas possuem até 30m² e utilizam construções pré-fabricadas ou contêineres reaproveitados, permitindo instalação em sete dias sem geração de resíduos de obra. O modelo opera com um mix reduzido de produtos de alta demanda, como bebidas, snacks e itens de food service. A operação pode ser realizada por um único funcionário ou no formato de autoatendimento. Para os franqueados, o modelo reduz custos operacionais e permite testes de novos pontos de venda.
O modelo premium possui área superior a 100m² e conta com um mix diversificado de produtos, incluindo cardápio especial para café da manhã, espaço de vinhos e padaria. O formato dispõe de autoatendimento, self-checkout e telas de LED para comunicação de promoções.
A BR Mania tem investido na expansão de lojas próprias, que funcionam como laboratório para testar produtos, mobiliários, tecnologias e inovações no varejo. Em 2024, foram inauguradas duas unidades no Rio de Janeiro e uma no interior de São Paulo, com outra prevista para janeiro. Até o fim de 2025, a previsão é de mais 15 unidades nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A meta para os próximos três anos é de 30 a 50 estabelecimentos.
Essas unidades permitem avaliar a eficácia de novas iniciativas antes de sua aplicação na rede de franquias. Além disso, possibilitam maior compreensão do perfil dos consumidores e aprimoramento das estratégias de venda. Segundo a empresa, as primeiras operações demonstraram crescimento no volume de itens por compra e no segmento de alimentação, que já supera categorias tradicionais da conveniência.
Imagem: Divulgação