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Consumidores têm dificuldade em encontrar produtos virais nas lojas

As redes sociais estão cada vez mais populares como ferramentas para descobrir produtos virais, mas os consumidores não têm tanta pressa para comprá-los.
Uma nova pesquisa da Relex Solutions revelou que, embora 84% dos consumidores comprem produtos em alta que descobrem nas redes sociais, apenas 11% fazem a compra dentro de 24 horas. Mais da metade (55%) leva até um mês para finalizar a compra, sugerindo que a decisão é mais racional do que impulsiva.
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Dificuldade em encontrar produtos nas lojas
Embora a descoberta de produtos seja alta nas redes sociais, 68% dos consumidores precisam visitar entre duas e quatro lojas antes de encontrar produtos virais, e apenas 12% conseguem comprá-lo na primeira tentativa. Além disso, 19% desistem completamente da busca se não encontrarem o produto de imediato.
Na escolha da loja, fatores como preço (56%) e conveniência (42%) são muito mais importantes do que aspectos ligados à tendência, como o histórico da loja em oferecer produtos virais (27%) e a existência de seções dedicadas a esses produtos ou funcionários treinados sobre tendências (ambos com 18%). Para aumentar as vendas de produtos virais, a Relex recomenda que os varejistas invistam em eficiência de custos, transparência e acessibilidade.
O impacto das redes sociais nas compras
O Facebook lidera como a plataforma mais influente nas decisões de compra (25%), seguido de perto pelo TikTok (21%) e Instagram (20%). O YouTube ficou com 16%, enquanto o Pinterest teve apenas 3%.
O estudo também identificou diferenças entre faixas etárias:
Jovens de 18 a 29 anos preferem o TikTok para descobrir produtos (43%);
Consumidores entre 30 e 44 anos escolhem o Instagram (29%) e o Facebook (23%);
Pessoas entre 45 e 60 anos preferem o Facebook (28%), tendência que se mantém entre aqueles com 60 anos ou mais (34%).
Estoques e desafios dos varejistas
A pesquisa entrevistou 20 varejistas e marcas de médio e grande porte durante a NRF Big Show deste ano e revelou que 65% relataram sofrer com falta de estoque devido a produtos virais. Além disso, 45% citaram os custos de manutenção de estoque como o maior desafio para lucratividade, e outros 45% afirmaram que demoram mais de uma semana para responder a picos de demanda causados por produtos virais.
“Existe uma lacuna clara entre a descoberta social, a disponibilidade física e o atendimento ao cliente”, afirmou Dr. Madhav Durbha, vice-presidente do grupo CPG e manufatura da Relex Solutions. “Mas o que nossos dados destacam é que garantir disponibilidade consistente durante toda a janela de consideração da compra, em vez de apenas correr atrás de momentos virais, será a chave para o sucesso a longo prazo.”
Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell pra CSA
Tradução livre: Central do Varejo