Comportamento
Consumo inteligente, apoio a pequenos negócios e busca por experiências serão prioridades de gastos em 2025
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Uma nova pesquisa da American Express revelou três tendências-chave sobre como os consumidores do Reino Unido planejam priorizar seus gastos no próximo ano.
A pesquisa, realizada com 2.000 britânicos, mostrou que o amor por experiências, grandes e pequenas, como gastronomia, passeios de um dia, atividades de bem-estar e festivais, deve continuar em 2025. Cerca de 59% planejam gastar o mesmo ou mais em experiências neste ano, em comparação ao ano anterior. Além disso, 39% disseram gostar de experimentar pelo menos uma nova experiência por ano, e uma proporção semelhante (38%) afirmou priorizar gastos em experiências em vez de itens materiais.
As gerações Z e Millennials formaram o maior grupo planejando gastar mais nessa categoria, com 56% pretendendo dedicar mais tempo livre a experiências em 2025, segundo a pesquisa.
Os britânicos também estão adotando uma abordagem cada vez mais inteligente para seus gastos. Metade dos entrevistados disse que compraria de varejistas alternativos se encontrassem um melhor negócio em outro lugar, e um terço afirmou que seria incentivado por ofertas específicas.
Os consumidores planejam buscar maneiras de obter mais valor pelo dinheiro em 2025, em comparação ao ano anterior. Entre as principais táticas mencionadas estão a compra de itens de segunda mão, o aproveitamento de promoções sazonais e o uso de cartões de pagamento que oferecem recompensas e pontos nas compras.
Além disso, a pesquisa apontou que os consumidores da Geração Z e Millennials são os mais detalhistas na hora de pesquisar antes de comprar, especialmente ao planejar aquisições de alto valor, como móveis. Cerca de 73% desse grupo afirmaram que sempre ou às vezes buscam recomendações antes de fazerem uma compra.
O estudo também destacou que o apreço pelos pequenos negócios no Reino Unido permanece forte, com 63% dos consumidores acreditando que é importante apoiar essas empresas durante todo o ano, e não apenas em picos sazonais, como o Small Business Saturday. Em 2024, esse evento gerou um gasto coletivo de £634 milhões em lojas físicas e online.
As pessoas apontaram vários motivos para continuar comprando de pequenos negócios, incluindo o impacto positivo que essas empresas têm nas ruas principais das cidades (53%), a experiência personalizada que oferecem (50%) e o desejo de apoiar a comunidade local (43%).
Dan Edelman, Gerente Geral de Serviços a Comerciantes da American Express no Reino Unido, comentou:
“O varejo é um setor que nunca para, e os varejistas que melhor atendem às expectativas em constante evolução dos consumidores serão os que terão sucesso. Nossa pesquisa identifica prioridades claras que devem influenciar o comportamento de consumo nos próximos meses.”
“Para os pequenos negócios, é extremamente positivo ver o reconhecimento contínuo e a afinidade por compras locais destacados pela pesquisa. Pequenos negócios se orgulham das experiências únicas e do serviço que oferecem, algo que claramente atrai os consumidores.”
Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo