Operação

Lojas da Macy’s a serem fechadas impactam vendas de fim de ano

Publicado

on

Macy's

A Macy’s passou pelas festas de fim de ano sem grandes problemas. A empresa reportou uma queda de 4,3% nas vendas líquidas, totalizando US$ 7,8 bilhões, impactada pelo fato de ter uma semana a menos de vendas em comparação com o ano anterior. Ajustando para esse fator, as vendas comparáveis cresceram 0,2%, considerando vendas próprias, licenciadas e de marketplace.

A bandeira Macy’s teve queda de 5,3% nas vendas líquidas, com vendas comparáveis caindo 0,9%. As lojas que continuarão abertas após os fechamentos planejados registraram uma queda de 0,5% nas vendas comparáveis, enquanto as 50 primeiras lojas reformuladas tiveram um crescimento de 1,2%.

Já a Bloomingdale’s registrou um aumento de 2% na receita, com crescimento de 6,5% nas vendas comparáveis, enquanto a Bluemercury cresceu 2,4% na receita, com um avanço de 6,2% nas vendas comparáveis.

A margem bruta da Macy’s caiu 80 pontos-base, chegando a 35,7%, influenciada por mudanças contábeis adotadas no ano passado. No entanto, a empresa voltou a operar no azul, com um lucro líquido de US$ 342 milhões, revertendo o prejuízo de US$ 128 milhões do ano passado.

Embora a temporada de fim de ano não tenha sido particularmente excepcional, o quarto trimestre forneceu base suficiente para a Macy’s continuar sua reestruturação em 2025.

Expansão do modelo das lojas reformuladas

As 50 lojas reformuladas da Macy’s registraram quatro trimestres consecutivos de crescimento positivo, e as marcas de luxo Bloomingdale’s e Bluemercury continuam performando bem.

A empresa também reduziu seus investimentos de capital em 11,2% e gerou US$ 679 milhões em fluxo de caixa livre.

“Estamos satisfeitos com nossas conquistas, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito”, afirmou Tony Spring, CEO da Macy’s Inc., em conferência com analistas.
“Os resultados recentes nos dão confiança de que fizemos as mudanças estratégicas certas. Agora, precisamos ampliar essas transformações para alcançar nossos objetivos de longo prazo.”

Desde fevereiro, a Macy’s começou a aplicar as melhorias da experiência do cliente de suas 50 primeiras lojas reformuladas a outras 75 unidades. Com isso, 36% das lojas que permanecerão abertas passarão por reformas e otimizações, contra 14% no ano passado.

Spring também afirmou que a atualização das marcas próprias da Macy’s já está gerando resultados, mas algumas ainda precisam de mais ajustes e reestruturação.

Fechamento de lojas ainda afeta o desempenho

Segundo Neil Saunders, diretor da GlobalData, os resultados abaixo do esperado na Macy’s não são uma surpresa, pois a rede ainda opera lojas mais fracas, que estão programadas para fechar.

A empresa não divulgou quantas unidades serão fechadas em 2025, mas reiterou seu compromisso de fechar 150 lojas até o fim do ano fiscal de 2026. Até o momento, 66 lojas foram anunciadas para fechamento, com 64 já encerradas.

“Os dados mostram que a Macy’s ainda enfrenta dificuldades para atrair clientes e aumentar sua participação no mercado como seria ideal”, afirmou Saunders.
“O desempenho positivo das 50 primeiras lojas reformuladas prova a importância de expandir essa transformação para mais unidades.”

Desafios e perspectivas para 2025

Apesar de ter iniciado sua próxima fase de reestruturação com algum impulso, a Macy’s enfrenta novas incertezas, incluindo tarifas e desafios no consumo, destacou o COO e CFO Adrian Mitchell.

Analistas da GlobalData estão mais otimistas com a Macy’s do que nos últimos anos, elogiando sua liderança e melhorias em marcas próprias e merchandising.

“Alguns podem achar que a mudança na Macy’s está acontecendo devagar, mas sempre reconhecemos que transformar uma empresa tão grande e complexa é um processo longo”, afirmou Saunders.
“O ano de 2025 será desafiador, com uma queda estimada nas vendas comparáveis de 0,5% a 2%. O cenário do consumidor ainda é fraco, e este será mais um ano de adaptação e reestruturação. No entanto, a Macy’s está no caminho certo e se preparando para se tornar mais competitiva.”

Imagem: Divulgação
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *