Economia

Ovos de páscoa estão 9,52% mais caros em 2025

Publicado

on

Ovos de páscoa dourados no supermercado, com mão alcançando um deles

Com a proximidade da páscoa, já é de costume ter um aumento no preço dos ovos de chocolate. Porém, o avanço da inflação provocou um impacto significativo no custo dos ovos de páscoa nos últimos anos: eles estão 9,52% mais caros neste ano, e, nos últimos três anos, a alta acumulada é de 43%. Os dados são do levantamento preliminar feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). 

Apesar da alta significativa, 2025 teve o aumento mais sutil dos últimos três anos. Em 2023 houve a maior inflação nos ovos de páscoa, de 18,61%, seguido por 2024, quando comprar um ovo de chocolate na data aumentou 10,33%. E para quem pensa em fugir dos preços dos ovos escolhendo uma alternativa parecida, outros preços cresceram ainda mais, como do chocolate (27,09%) e do bombom (13,58%).

“O aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo da elevação dos preços nos últimos anos. Questões climáticas causaram queda na oferta mundial do cacau, disparando o preço desse importante insumo nos últimos 3 anos”, explica Guilherme Moreira, Coordenador do IPC-Fipe.

Outros itens típicos da quaresma e da páscoa têm acompanhado o ritmo de inflação. O IPCA de fevereiro foi de 1,31%, o maior para o mês desde 2003. Os peixes, que também são bastante consumidos nesta época do ano, sofreram elevações mais contidas, sendo que o principal deles é o Bacalhau, que subiu 3,91% em relação ao ano passado.

Além disso, o preço do ovo subiu 23,3% em fevereiro no Brasil, segundo um levantamento da Neogrid, e também o preço médio do café em pó e em grãos subiu 7% no mês passado.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *