Economia
Setor de serviços cresce 0,8% em fevereiro
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o volume de serviços em fevereiro avançou 0,8%, após ter recuado 0,6% em janeiro. Em comparação com fevereiro de 2024, porém, o avanço é de 4,2%. No acumulado de doze meses, o setor teve expansão de 2,8% no Brasil.
Quatro dentre as cinco atividades pesquisadas avançaram no mês de fevereiro, sendo os serviços de informação e comunicação (1,8%) os principais responsáveis pelo resultado.
O gerente da PMS, Rodrigo Lobo, afirma que “Em fevereiro, o setor mostrou um crescimento disseminado, com quatro das cinco atividades pesquisadas tendo resultados positivos. Com o avanço deste mês, houve recuperação da perda verificada em janeiro”.
As atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), outros serviços (2,2%) e serviços prestados às famílias (0,5%) foram os outros avanços do mês. Por outro lado, transportes (-0,1%) tiveram recuo em fevereiro, depois de cair -1,8% em janeiro de 2025.
“O grande destaque dos últimos meses tem sido o setor de informação e comunicação, especialmente a parte de tecnologia da informação, que segue renovando a cada mês o ápice de sua série por conta de alta demanda no fornecimento de serviços TI, como o desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; tratamento de dados etc”, disse Lobo.
Entre as unidades federativas, 21 delas tiveram resultados positivos em fevereiro, com destaque para Mato Grosso (24,9%), seguidos por Distrito Federal (9,2%), Amazonas (14,2%), Santa Catariana (2,1%) e São Paulo (0,8%). Entre os estados com recuo no setor, estão Rio de Janeiro (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%).