Economia
Varejo físico brasileiro registra queda em março, diz IPV

O varejo físico brasileiro apresentou queda no mês de março, conforme dados do Índice de Performance do Varejo (IPV), levantamento realizado pela HiPartners com base em informações das empresas FX Data Intelligence e F360, além de análises da consultoria 4Intelligence.
O fluxo de visitantes caiu 2% em lojas de rua e 16% em shopping centers, enquanto as vendas recuaram 5% e o faturamento apresentou queda de 6% em relação ao mesmo período de 2024. Segundo Eduardo Terra, sócio da HiPartners, os dados do IPV estão em consonância com os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). “O varejo brasileiro segue oscilando entre avanços pontuais e desaceleração estrutural. Mesmo com crescimento de 2,4% no varejo ampliado em janeiro (interanual), o desempenho ainda é moderado, principalmente nos setores sensíveis ao crédito”, afirma Terra.
Entre os fatores que impactam a dinâmica atual do consumo, estão os juros elevados e mudanças na carga tributária.
O ticket médio geral também apresentou queda de 1,1%. Em shopping centers, houve alta de 3,4%, mas a variação foi superada pelas quedas observadas em lojas de rua (3,7%) e nas regiões Sudeste (1,5%) e Norte (1,8%).
Desempenho regional
O recuo no faturamento foi registrado em todas as regiões do país. O Centro-Oeste teve a maior retração, com queda de 14% tanto no fluxo quanto na receita. No Nordeste, apesar da queda de 10% no faturamento, o fluxo de clientes subiu 9%. O Norte apresentou aumento de 5% no fluxo e redução de 6% na receita. Já o Sul teve alta de 4% nas visitas e recuo de 7% no faturamento. O Sudeste registrou queda nos dois indicadores: 5% no fluxo e 4% na receita.
O setor de Móveis e eletrodomésticos teve crescimento de 22% no faturamento em comparação ao ano anterior, impulsionado pela retomada do consumo de bens duráveis. Em contrapartida, o setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou retração de 17%.
As promoções do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, não resultaram no aumento esperado nas vendas do varejo físico. Durante a semana comemorativa, o fluxo de visitantes caiu 16% em shopping centers e 5% nas lojas físicas em geral. No acumulado da quinzena, as quedas foram de 15% e 1%, respectivamente.
As vendas e o faturamento também recuaram 3% durante a semana. A quinzena registrou leve alta de 0,31%, atribuída a promoções pontuais e ao aumento do ticket médio em setores específicos.
Imagem: Envato