Inovação

8 em cada 10 consumidores já dependem de buscas com IA

Publicado

on

consumidores; apps. IA

Cerca de 80% dos consumidores já utilizam resultados de busca gerados por IA em pelo menos 40% de suas consultas, reduzindo significativamente a necessidade de clicar em sites externos, segundo um relatório da Bain & Company.

Como consequência, o tráfego orgânico da web caiu entre 15% e 25%, impactando estratégias de marketing digital que vinham sendo consolidadas há anos, conforme destaca o relatório.

Resumos gerados por IA generativa agora respondem diretamente às perguntas nas próprias páginas de busca, eliminando a necessidade de o usuário clicar em outros sites.

A Bain observou que 60% das buscas terminam sem nenhum clique, mesmo entre os usuários que se declaram céticos em relação à IA.

Além disso, modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como os chatbots de IA, estão se tornando ferramentas populares para encontrar e resumir informações.

Cerca de 68% dos usuários usam LLMs para pesquisa, 48% para checar notícias e clima, e 42% para obter conselhos de compra.

Segundo Natasha Sommerfeld, sócia da Bain, o SEO tradicional já não é suficiente: “As marcas precisam evoluir ou correm o risco de perder visibilidade sobre a jornada do cliente e o controle do seu posicionamento de marca, num cenário em que os cliques tradicionais estão desaparecendo.”

Para ajudar os profissionais de marketing a se adaptarem, o relatório orienta que as marcas otimizem seus conteúdos para rastreamento por IA, ajustando-os à busca semântica e focando em palavras-chave long tail e com alta intenção de busca.

Além disso, recomenda-se diversificar os formatos de conteúdo — como vídeos e elementos interativos — para aumentar a visibilidade nos resultados de busca mediados por IA.

Por fim, o relatório aponta que as métricas de sucesso precisam ser redefinidas, com menos foco em taxas de cliques (CTR) e mais atenção a impressões de busca, alcance via IA e influência geral, e não apenas conversões diretas.

Se a forma como os consumidores pesquisam e compram já mudou, o seu negócio também precisa evoluir. A Imersão IA no Varejo é o lugar certo para entender como aplicar inteligência artificial de forma estratégica nas operações do varejo. Garanta sua vaga aqui.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia

 

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *