Inovação
Amazon implementa ferramentas de IA para simplificar e acelerar entregas

Em sua busca constante por entregar produtos aos clientes com mais rapidez, a Amazon implementou três inovações baseadas em inteligência artificial com o objetivo de agilizar e tornar mais eficiente os processos de fulfillment (cumprimento de pedidos) e entrega:
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Wellspring, uma solução de mapeamento com IA generativa que utiliza dados de diversas fontes — como plantas de edifícios, instruções de clientes, informações de entregas anteriores e imagens de satélite — para criar soluções de entrega mais completas;
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Um modelo de previsão com IA fundamental, que integra dados temporais, como padrões climáticos e calendários de feriados, ao histórico de vendas para posicionar os produtos certos nos locais certos com mais precisão; e
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IA agêntica, para viabilizar a próxima etapa na evolução dos robôs da Amazon, conferindo a eles capacidade de ouvir, compreender linguagem natural, aplicar raciocínio e agir de forma autônoma.
Mapeando 2,8 milhões de endereços de apartamentos para os edifícios corretos
A Amazon começou a testar a solução Wellspring em outubro de 2024. Desde então, o sistema conseguiu mapear mais de 2,8 milhões de endereços de apartamentos para os edifícios correspondentes em mais de 14 mil condomínios, além de identificar locais de estacionamento convenientes em 4 milhões de endereços.
A tecnologia de mapeamento com IA também detecta entradas de edifícios e locais de salas de correspondência ao analisar fotos de comprovação de entrega e dados de localização de entregas anteriores, ajudando motoristas a navegar com mais confiança por ambientes complexos — como condomínios com vários prédios e bairros recém-construídos que ainda não aparecem em aplicativos de navegação.
A Amazon também tem buscado melhorar a entrega em áreas menos povoadas. No mês passado, a empresa anunciou um investimento de US$ 4 bilhões para aprimorar os serviços de entrega em áreas rurais, após anunciar, em setembro de 2024, um aporte de US$ 2,1 bilhões em seu programa Delivery Service Partner (DSP).
Ferramenta de previsão de demanda melhora previsões nacionais para eventos promocionais em 10%
Nos últimos anos, a Amazon investiu significativamente em previsão de demanda regionalizada. Em maio de 2023, a empresa divulgou o sucesso em regionalizar a localização de seus estoques, com 76% dos produtos sendo entregues a partir da mesma região do cliente.
Agora, com a IA, os sistemas da Amazon conseguem incorporar dados temporais, como clima e feriados, ao histórico de vendas para orientar decisões de planejamento de inventário. A análise de diferenças regionais — como vendas de protetor solar em Cape Cod (Massachusetts) no verão ou de óculos de esqui em Boulder (Colorado) na alta temporada — contribuiu para uma melhora de 10% nas previsões nacionais de longo prazo para eventos promocionais e de 20% nas previsões regionais para milhões de itens populares.
Os resultados incluem entregas mais rápidas (às vezes no mesmo dia em vez de dois) e menor quilometragem percorrida pelos parceiros de entrega, reduzindo o tráfego e as emissões de carbono. Redes operacionais nos EUA, Canadá, México e Brasil já utilizam a tecnologia, com novas expansões previstas.
Comunicando-se com robôs por linguagem natural
Uma equipe da Amazon Robotics está desenvolvendo uma estrutura de IA agêntica para permitir que robôs escutem e compreendam linguagem natural, raciocinem e ajam de forma autônoma. A meta é permitir que operadores se comuniquem diretamente com robôs em centros de fulfillment usando comandos verbais, como: “Pegue todos os itens na caixa amarela à sua esquerda e coloque-os na caixa cinza”, ou “Carregue o reboque com todas as caixas na área de carga.” Modelos Visuais de Linguagem (VLMs) e políticas que orientam ações robóticas permitirão que esses comandos sejam emitidos de forma simples.
O objetivo é transformar sistemas de robôs autônomos, como o Proteus da Amazon, em assistentes versáteis que possam, por exemplo, mover objetos pesados em espaços apertados, liberando os humanos para tarefas que exigem pensamento crítico. Os benefícios incluem empregos mais seguros para os trabalhadores da linha de frente, entregas mais rápidas (com robôs sendo redirecionados para onde forem mais necessários) e maior eficiência, com um único robô desempenhando várias funções.
Imagem: Divulgação
Informações: Adam Blair para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo