• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril
Advertisement

E-commerce

O que é e-marketplace? Entenda como funciona

E-commerce

Correios lançam plataforma de e-commerce com mais de 500 mil produtos

E-commerce

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

E-commerce Marketing

M-commerce: o que é e quais suas vantagens

E-commerce

Compras online têm maior desaceleração nos EUA em mais de uma década

E-commerce

Tarifas fazem consumidores americanos diminuírem compras em Shein e Temu

E-commerce

Mercado Livre é única empresa da América Latina na lista das 100 Mais Influentes da TIME em 2025

E-commerce

PMEs movimentam R$ 18,2 bi com e-commerce próprio no 1º trimestre

E-commerce

Pela primeira vez, Temu ultrapassa Mercado Livre em acessos web no Brasil

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril

Queda pode ser atribuída ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais e impacta toda cadeia do varejo

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

O gasto dos brasileiros nas plataformas de compras online Shein e Shopee registrou uma queda significativa de 25% em abril na comparação ao mês anterior, totalizando uma redução nominal de US$237 milhões. No quarto mês de 2023, as compras nessas plataformas alcançaram a marca de US$701 milhões, enquanto no mês anterior esse número havia sido de US$938 milhões. Os dados são provenientes da Vixtra. Essa queda pode ser atribuída, em grande parte, ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais. Leonardo Baltieri, co-CEO da empresa responsável pela pesquisa, ressalta que a preocupação agora se estende a outros setores da cadeia de fornecimento.

Baltieri explica que tanto o público quanto as próprias plataformas são os principais afetados por essa queda no consumo, porém, outros agentes, embora em menor proporção, também podem sofrer as consequências. Um exemplo são as empresas de logística e transporte, que são diretamente impactadas pela demanda de entrega desses produtos importados. Portanto, a redução no consumo acaba gerando um impacto em cascata, afetando diferentes elos da cadeia produtiva.

Considerando um período de um ano, de abril de 2022 a abril deste ano, foi registrado um recuo de 20% no valor gasto nessas transações, representando uma diminuição de US$177 milhões em compras na Shein e Shopee em relação ao ano anterior.

Recentemente, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal desenvolveram um novo modelo no qual o imposto sobre esse tipo de compra é pago antecipadamente, diretamente na plataforma estrangeira. Essa medida visa facilitar a fiscalização e arrecadação tributária, buscando controlar de forma mais eficiente as transações internacionais realizadas pelos consumidores brasileiros nessas plataformas de e-commerce.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

AliExpress oferece até 80% de desconto em produtos brasileiros

Não perca

Marcas de renome no mercado de luxo abraçam o comércio virtual

Continue Reading

Você pode gostar

  • Etapp Etapp

    ETAPP anuncia ex-Estrella Galicia como novo diretor comercial

  • crédito crédito

    Startup apresenta modelo de jornada de crédito alinhado à nova regulação do BaaS

  • franquia que trabalha sozinha; franquias seguras franquia que trabalha sozinha; franquias seguras

    Franquias seguras: por que o franchising é mais seguro e rentável?

  • Retail Together Retail Together

    Retail Together é tema da NRF Paris 2025, mas o que isso significa?

  • Giuliana Giuliana

    Giuliana Flores inicia expansão com modelo de franquias após três décadas no e-commerce

  • JCPenney JCPenney

    JCPenney promove casamento acessível como ação de marketing

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Etapp
Operação7 horas atrás

ETAPP anuncia ex-Estrella Galicia como novo diretor comercial

crédito
Inovação8 horas atrás

Startup apresenta modelo de jornada de crédito alinhado à nova regulação do BaaS

franquia que trabalha sozinha; franquias seguras
Franchising1 dia atrás

Franquias seguras: por que o franchising é mais seguro e rentável?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação