Eventos
ABF Franchising Expo é espaço para conexões e novos negócios

Imagem: Divulgação/ABF
A maior feira de franquias do mundo, ABF Franchising Expo, ocorreu em São Paulo entre 25 e 28 de junho, reunindo cerca de 60 mil visitantes. O evento contou com mais de 420 marcas — nacionais e internacionais — para expor seus modelos de negócios, produtos, soluções e novidades. Além disso, a feira oferece palestras gratuitas sobre negócios durante todos os dias, e conta com iniciativas de sustentabilidade ambiental e social.
O franchising continua sendo uma das formas mais relevantes de empreendedorismo no Brasil, como comprovam os números. Segundo a própria ABF, em 2024 o mercado de franquias cresceu 13,5% em faturamento no país; já no primeiro trimestre de 2025, a expansão foi de 8,9%.
Nesse contexto, a ABF Franchising Expo cria o ambiente oportuno para discutir sobre o sistema de franquias, para que pessoas interessadas em empreender conheçam boas marcas, e para que diferentes marcas façam negócios entre si. “A ABF Franchising Expo a cada ano se transforma, refletindo a contínua expansão e inovação do franchising no Brasil, que tem se consolidado como um ecossistema forjado pela colaboração entre fornecedores e franqueados e pelo trabalho em rede”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Em 2025, a feira de franchising teve seu espaço aumentado em 10%, totalizando 34 mil m². No evento, marcas diversas se expuseram, com investimentos iniciais a partir de R$ 10 mil, chegando até R$ 3 milhões. Algumas das tendências identificadas nesse mercado foram franquias de mercados e lavanderias autônomas, franquias de aluguel e economia compartilhada, serviços financeiros, franquias de estética e odonto, mercado PET, açaí, sorvetes e cafés, óticas e microfranquias.
A Central do Varejo marcou presença na ABF Franchising Expo, e reuniu novidades de algumas marcas que estiveram por lá. Confira:
Leia também:
ABF Franchising Expo 2025 movimenta setor e espera 60 mil visitantes
Nutty Bavarian

Imagem: Divulgação/Nutty Bavarian
Durante a ABF Franchising Expo, a Nutty Bavarian anunciou seu novo modelo de quiosque, que oferece mais que as já icônicas castanhas glaceadas. Nas novas unidades, os clientes poderão saborear bebidas quentes como café e cappuccino, opções geladas como sorvete, frozen e iced coffee, além de salgados e embalagens exclusivas para presente.
“O nosso objetivo é sempre voltado para a performance do franqueado. Historicamente, o nosso produto sempre performou melhor no friozinho, e agora a gente tem a oportunidade de trabalhar com um mix de produtos ampliados, atacando outros momentos de consumo”, explica Andre Novaes Farias, COO e sócio da Nutty Bavarian.
Grupo Trigo

Imagem: Divulgação/Grupo Trigo
O Grupo Trigo, dono das marcas Spoleto, China in Box, Gendai e Asa Açaí, busca agora a expansão de suas unidades, e a capacitação dos franqueados. “A gente tá trazendo um novo modelo de negócio do Spoleto, focado em pequenos shoppings e espaços não tão óbvios como supermercados com praça de alimentação. O Spoleto Piccolo é voltado também para cidades menores, porque tem um investimento reduzido”, conta a coordenadora de Expansão do Grupo Trigo, Catarina Carvalho.
Além disso, o Grupo Trigo está investindo na Escola de Multifranqueados, que está preparando sua segunda turma. Segundo o grupo, cerca de 50% dos franqueados possuem mais de uma franquia. “É uma formação bastante profunda e completa sobre o negócio, para que o franqueado tenha conhecimento para gerir o negócio de maneira mais leve, e que se sinta pronto para crescer”, afirma Rafael Pardo, diretor de marca do Spoleto.
Prudential

Imagem: Divulgação/Prudential
A ABF Franchising Expo também é um espaço de destaque para Microfranquias, como é o caso da Prudential. O Espaço Microfranquias do evento reuniu diversas marcas do franchising com investimento acessível.
A Prudential está entre as Top 5 microfranquias do Brasil, reconhecida com o Selo de Excelência da ABF. O investimento inicial é de R$ 45 mil, tornando possível o investimento para muitas pessoas.
“Nós temos hoje 1850 franqueados de campo, e nós temos o sonho de chegar a 2 mil até o final desse ano. Nós já estamos em 80 cidades do Brasil, e temos a meta de chegar a 100 cidades”, afirma Sidnei Calligaris, VP Comercial Regional da Prudential.
Giraffas

Imagem: Divulgação/Giraffas
O Giraffas, maior rede de refeições completas do Brasil, divulgou duas novidades na ABF Franchising Expo. A franquia de alimentação está inaugurando um novo modelo de quiosque de sobremesas, e também estuda uma expansão para o Chile.
O novo quiosque do Giraffas está disponível apenas para franqueados, e, além dos tradicionais sabores de sorvete, oferece também açaí natural servido no copo e sorvete de morango. A novidade da marca confirma uma das tendências reveladas pela ABF, de franquias de açaí.
“A inovação que nós fizemos foi desenvolver uma máquina de sete bicos, que além da baunilha e chocolate, tem morango e açaí e a mistura entre eles. Então a gente amplia, quase dobra, a oferta de produtos para nossos consumidores e traz um pouco de brasilidade, do morango e do açaí”, afirma o diretor de expansão do Giraffas, Eduardo Guerra.
Além disso, o diretor conta sobre a decisão de expandir a franquia para o Chile. “Já é uma vontade nossa ir para novos mercados internacionais”. Segundo ele, a franquia já teve uma experiência internacional nos Estados Unidos, porém, com lojas próprias — os aumentos do dólar, contudo, tornaram a operação inviável.
“Tivemos aprendizados importantes que estamos utilizando agora com a ideia de ir para o Chile. A gente já está há um ano estudando o mercado, mas dessa vez vai ser com um parceiro local, e a gente leva a estrutura franqueadora de suporte. O Chile é um mercado legal por conta de uma similaridade cultural, é um mercado que tem uma facilidade de importação que facilita a entrada de marcas brasileiras. Eu acredito que em 2026 a gente já consiga abrir nossa primeira loja lá.”
We Scale

Imagem: Divulgação/We Scale
A We Scale, escaladora e incubadora de empresas, apresentou na feira da ABF um modelo de negócios inovador. A holding se torna sócia das empresas que escala, investindo nelas e desenvolvendo os gestores e empreendedores.
Atualmente, a We Scale possui a Oral Unic — maior rede de clínicas odontológicas do Brasil em faturamento — e a Selfit Academias como empresas próprias. Além disso, a holding apresentou a Inpot, rede de saladeria e alimentação saudável com baixo investimento, a Rotas Makeup, marca com mais de 30 unidades dedicada a democratizar o acesso à maquiagem à classe C, a Get It, rede de idiomas com investimento baixo e metodologia própria, e a Lisô Laser, rede de depilação a laser com baixo investimento.
“Nós acreditamos que escolher bem os negócios e entender em que momento as pessoas estão faz muita diferença, e temos utilizado esses critérios para gerar escala para os nossos negócios, sempre com muita responsabilidade. Nós acreditamos em negócios em que todos ganham: o franqueado, a franqueadora e o cliente. Quando se acredita que é um negócio que gera transformação de vidas e transformação social, se acredita nessa cadeia”, diz um dos fundadores e sócios da We Scale, Leonardo Costa.
Espaçolaser

Imagem: Divulgação/Espaçolaser
A Espaçolaser, maior rede de depilação do mundo, com 875 unidades no Brasil e América Latina, é conhecida por ser pioneira em democratizar o acesso à depilação a laser no país. Na ABF Franchising Expo, a franquia anuncia sua busca por expansão no franchising.
“A gente quer, até o final do ano, chegar em pelo menos 900 lojas no Brasil e América Latina. Mas o plano de expansão é muito maior do que isso. Hoje, a gente tem 505 lojas próprias e 250 franqueadas. A nossa ideia é equilibrar um pouco a situação, porque o nosso modelo de negócios vai muito na linha de franquia. Não é necessário um espaço muito grande, basta uma equipe pequena, não precisa de estoque, é basicamente a máquina”, explica o Diretor de Operações da Espaçolaser, João Veras.
Além disso, o diretor conta que a maior parte dos franqueados da marca é multifranqueado. “A gente tem hoje 245 franquias e uma média de 90 franqueados, ou seja, quase todos os nossos franqueados têm pelo menos mais de uma loja”.
Stone

Imagem: Divulgação/Stone
Além das franquias, marcas que dão apoio a negócios estiveram presentes na ABF Franchising Expo. A Stone é as duas coisas: apoio a franquias e franqueadora. “Nós temos soluções para atender o cliente, tanto a franqueadora quanto o cliente e o franqueado, seja com soluções de pagamento, soluções financeiras, tecnologia ou crédito. E, além disso, a Stone também é franqueadora. A gente tem uma operação já que tem mais de 7 anos de história consolidada, e mais de 300 franquias”, explica a líder de franquias da Stone, Beatriz Gryczack.
A marca, que vai muito além da maquininha de cartão de crédito, também anunciou uma nova solução de crédito durante a feira. “Nós temos um produto de crédito voltado para os nossos clientes, que são linhas de capitais de giro. Na ABF, nós estamos fazendo parcerias com as franqueadoras para oferecer para o franqueado delas uma linha de crédito, focado em clientes de pequeno e médio porte”, afirma Gryczack.
F360

Imagem: Divulgação/F360
A F360 também é uma empresa que oferece soluções de tecnologia para outros negócios, com uma plataforma inteligente de gestão financeira, como conta o CEO da F360, Henrique Carbonell:
“A F360 nasceu de uma dor que eu tinha como franqueado. Minha família tem um grupo de franquias há mais de 25 anos, e chegou um momento em que eu vi que as planilhas não davam mais conta de fazer uma gestão financeira bem-feita. E aí foi quando eu fui atrás de alguma solução no mercado e não achei absolutamente nada que resolvesse. Foi aí que eu resolvi começar a F360, com o objetivo de ser uma plataforma muito fácil de ser usada, em que o nível de governança para o franqueado é relativamente baixo”.
A plataforma faz a conciliação de recebíveis, de cartões de crédito, auditoria de taxas, cruzamento com extratos bancários, evitando a perda de dinheiro.
Franchising orientado a resultados

Imagem: Divulgação
A ABF Franchising Expo também dá espaço para produtos educativos na área de negócios e franchising, como é o caso de livros sobre o tema. O CEO da Goakira, ecossistema de consultoria e apoio a franquias, José Fugice, divulgou seu novo livro “Franchising orientado a resultados” durante a feira. O livro traz insights de apoio a franqueados e franqueadores
“A ideia do livro veio porque estamos num momento desafiador no franchising. A gente tem percebido que várias redes têm tido dificuldade em reter franqueados, de entregar aquilo que eles prometem e a gente entendeu que era um momento muito adequado para ajudar as redes de franquia a rever o modelo de negócio deles, no sentido de entregar um resultado melhor”, conta Fugice.
Fiserv

Imagem: Divulgação/Fiserv
A Fiserv, marca de soluções em tecnologia financeira para empresas, marcou presença na ABF, divulgando sua primeira loja física. A “Loja Clover” é um espaço onde o varejista pode ter uma experiência completa com os produtos, além de ser um espaço de consultoria em que ele pode identificar as melhores soluções e necessidades para o seu negócio.
A empresa lança a novidade como modelo de franquia, e a primeira unidade será no Espírito Santo, pensando em aproximar a tecnologia dos pequenos e médios negócios, além de fomentar o varejo regional.
“Na ABF Expo, tivemos grande interesse no estande, o que demonstra que o formato inovador da loja chamou a atenção de quem busca soluções eficientes e modernas no varejo. O público teve a chance de vivenciar a praticidade e a inteligência da plataforma, que reúne as automações dos principais desenvolvedores do mercado”, afirma o diretor de desenvolvimento de negócios da Fiserv no Brasil, Fabiano Wohlers.