• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras
Advertisement

Colunistas Inovação

IA nas operações sazonais: eficiência e inteligência para enfrentar os picos

Inovação

Implementação da IA no varejo pode ser feita de maneira gradual, diz especialista

Inovação Web Summit Lisboa 2025

Web Summit Lisboa 2025 apresenta Tilly Norwood, a primeira atriz 100% criada por inteligência artificial

Inovação

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Inovação Operação

Walmart lança ferramentas de IA para aprimorar experiência de compras durante as festas

Inovação

Quatro em cada dez empresas não orientam equipes para uso de IA

Inovação

PayPal permitirá que usuários realizem pagamentos dentro do ChatGPT a partir de 2026

Colunistas Inovação

Inteligência Artificial na Black Friday: como otimizar o varejo e blindar a margem

Inovação Tecnologia

IA de voz: como está transformando a experiência no varejo

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras

Responsável pela padronização de códigos de barra, GS1 projeta que QR Code deve predominar no mercado por reunir mais informações

Publicado

2 anos atrás

on

19 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles e Pedro Figueiredo

A evolução do código de barras para o QR Code deve representar uma significativa melhoria em termos de informações e funcionalidades para o varejo. Enquanto os códigos de barras convencionais conseguem armazenar uma quantidade bastante limitada de informações, geralmente restrita à identificação do produto, o QR Code é capaz de fornecer uma gama muito maior de dados.

“É possível colocar data de validade, lote, além de fornecer experiências para o consumidor, já que ele não consegue escanear o código de barra com o celular”, explica em entrevista exclusiva à Central do Varejo Matheus Quadros, assessor de Educação da GS1 Brasil, associação sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para comunicação empresarial.

Com o crescente acesso da população aos smartphones e à internet, o QR Code já está presente em grande parte das embalagens de produtos, com foco tanto em aspectos comerciais quanto de marketing. Agora, a GS1 traz ao mercado braslieiro uma padronização de estrutura de URL, batizada GS1 Digital Link, que permite que o QR Code contenha não apenas o número de identificação do produto, mas também informações como data de validade, lote e outras especificações.

Assim, com essa integração de sistemas, a comunicação entre produtores, varejistas e consumidores torna-se mais eficiente. Por exemplo, ao escanear o QR Code no ponto de venda, é possível bloquear a venda de produtos próximos à data de validade, facilitando a identificação de itens prestes a vencer e agilizando a retirada desses produtos das prateleiras.

Além disso, as balanças utilizadas nos estabelecimentos comerciais também estão sendo atualizadas para incluir o QR Code.. “Com isso será possível obter informações como data de fabricação e validade diretamente ao pesar um produto, como queijos ou bandejas de alimentos”, relata Matheus.

O QR Code apresenta vantagens tecnológicas em relação ao código de barras convencional, sendo mais fácil de ser lido e oferecendo maior resistência a danos, como umidade ou perda parcial de dados. Enquanto um código de barras pode se tornar inválido ao perder apenas uma das barras, o QR Code é capaz de recuperar a informação mesmo em caso de danos parciais.

A crescente adoção do QR Code no varejo deve, ainda, ampliar as possibilidade de áreas como marketing e interação com o cliente. É importante ressaltar que, no caso de leitores que não conseguem ler o QR Code, existe a opção de digitar manualmente o número do código, assim como acontece com o código de barras. Essa possibilidade está padronizada e é prevista nos guias de uso do QR Code.

No futuro, com a migração para o uso predominante do QR Code, é provável que o código de barras seja gradualmente substituído. Nesse caso, será necessário adotar a prática de inserir o número de identificação do produto tanto abaixo do código de barras quanto do QR Code, evitando duplicações de informações. Essa transição está em curso e, em alguns anos, espera-se que o QR Code se torne a principal forma de identificação e rastreamento de produtos nas embalagens.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos

Não perca

Redução nos preços impulsiona migração para celular 5G no Brasil

Continue Reading

Você pode gostar

  • Skims Skims

    Skims atinge valuation de US$ 5 bilhões e planeja expansão de lojas físicas

  • pequenas empresas pequenas empresas

    Pequenas empresas não confiam totalmente em ferramentas digitais

  • Sacola escrito Black Friday; ibevar; sudeste Sacola escrito Black Friday; ibevar; sudeste

    Região Sudeste é termômetro do varejo na Black Friday, diz pesquisa

  • Declaração de conteúdo; shopping centers; Carta de Correção Eletrônica; locação; PMEs Declaração de conteúdo; shopping centers; Carta de Correção Eletrônica; locação; PMEs

    PMEs iniciam quarto trimestre com desaceleração no faturamento

  • logística do e-commerce; eletroeletrônicos; balanças; tributário; Semana do Cliente; PMEs; friday logística do e-commerce; eletroeletrônicos; balanças; tributário; Semana do Cliente; PMEs; friday

    Como transformar trocas e devoluções em ROI e fidelidade no pós-Black Friday

  • Pessoas fotografadas de cima andando na rua Pessoas fotografadas de cima andando na rua

    No varejo físico, outubro tem queda de -2,5% em movimento

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Skims
Operação23 minutos atrás

Skims atinge valuation de US$ 5 bilhões e planeja expansão de lojas físicas

pequenas empresas
Operação1 hora atrás

Pequenas empresas não confiam totalmente em ferramentas digitais

Sacola escrito Black Friday; ibevar; sudeste
Operação2 horas atrás

Região Sudeste é termômetro do varejo na Black Friday, diz pesquisa

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.