• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Design
    • E-Commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Fusões e Aquisições
    • Inovação e Tecnologia
    • Marketing
    • Operação
  • Eventos
    • NRF 2024
    • NRF 2025
    • Retail Tour
    • SXSW 2024
    • SXSW 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • InsightZ
    • Alimentação e Foodservice
    • Arquitetura e Design
    • Branding
    • Experiência do Cliente e Atendimento
    • Franchising
    • Jurídico
    • Logística
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Podcast Central do Varejo
    • Vídeos

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras
Advertisement

Inovação Operação

Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

Inovação

Consumidores brasileiros superam norte-americanos no uso de IA

Inovação

Transformação digital: o que é e qual sua importância no varejo

Inovação Tecnologia

Futuro da Inteligência Artificial: como essa revolução vai transformar o varejo

Inovação

Millennials e Gen Z puxam avanço da IA nas buscas, diz estudo

Inovação

Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

E-commerce Inovação

Magalu lança programa de trainee em inteligência artificial

Inovação

Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Inovação

Transformação digital impulsiona desempenho de empresas

Inovação

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras

Responsável pela padronização de códigos de barra, GS1 projeta que QR Code deve predominar no mercado por reunir mais informações

Publicado

2 anos atrás

on

19 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles e Pedro Figueiredo

A evolução do código de barras para o QR Code deve representar uma significativa melhoria em termos de informações e funcionalidades para o varejo. Enquanto os códigos de barras convencionais conseguem armazenar uma quantidade bastante limitada de informações, geralmente restrita à identificação do produto, o QR Code é capaz de fornecer uma gama muito maior de dados.

“É possível colocar data de validade, lote, além de fornecer experiências para o consumidor, já que ele não consegue escanear o código de barra com o celular”, explica em entrevista exclusiva à Central do Varejo Matheus Quadros, assessor de Educação da GS1 Brasil, associação sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para comunicação empresarial.

Com o crescente acesso da população aos smartphones e à internet, o QR Code já está presente em grande parte das embalagens de produtos, com foco tanto em aspectos comerciais quanto de marketing. Agora, a GS1 traz ao mercado braslieiro uma padronização de estrutura de URL, batizada GS1 Digital Link, que permite que o QR Code contenha não apenas o número de identificação do produto, mas também informações como data de validade, lote e outras especificações.

Assim, com essa integração de sistemas, a comunicação entre produtores, varejistas e consumidores torna-se mais eficiente. Por exemplo, ao escanear o QR Code no ponto de venda, é possível bloquear a venda de produtos próximos à data de validade, facilitando a identificação de itens prestes a vencer e agilizando a retirada desses produtos das prateleiras.

Além disso, as balanças utilizadas nos estabelecimentos comerciais também estão sendo atualizadas para incluir o QR Code.. “Com isso será possível obter informações como data de fabricação e validade diretamente ao pesar um produto, como queijos ou bandejas de alimentos”, relata Matheus.

O QR Code apresenta vantagens tecnológicas em relação ao código de barras convencional, sendo mais fácil de ser lido e oferecendo maior resistência a danos, como umidade ou perda parcial de dados. Enquanto um código de barras pode se tornar inválido ao perder apenas uma das barras, o QR Code é capaz de recuperar a informação mesmo em caso de danos parciais.

A crescente adoção do QR Code no varejo deve, ainda, ampliar as possibilidade de áreas como marketing e interação com o cliente. É importante ressaltar que, no caso de leitores que não conseguem ler o QR Code, existe a opção de digitar manualmente o número do código, assim como acontece com o código de barras. Essa possibilidade está padronizada e é prevista nos guias de uso do QR Code.

No futuro, com a migração para o uso predominante do QR Code, é provável que o código de barras seja gradualmente substituído. Nesse caso, será necessário adotar a prática de inserir o número de identificação do produto tanto abaixo do código de barras quanto do QR Code, evitando duplicações de informações. Essa transição está em curso e, em alguns anos, espera-se que o QR Code se torne a principal forma de identificação e rastreamento de produtos nas embalagens.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos

Não perca

Redução nos preços impulsiona migração para celular 5G no Brasil

Continue Reading

Você pode gostar

  • Visa Visa

    Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

  • destinos sensoriais destinos sensoriais

    Mais que um ponto de venda: lojas que funcionam como destinos sensoriais

  • TikTok Shop TikTok Shop

    E-commerce brasileiro deve se inspirar nas possibilidades do TikTok Shop

  • gestão de negócios gestão de negócios

    Gestão de Negócios: o que é e como fazer na prática

  • Adobe; festas de fim de ano; PwC Adobe; festas de fim de ano; PwC

    PwC prevê queda inédita nas vendas de fim de ano desde 2020

  • OLX OLX

    OLX comemora 15 anos no Brasil com cupons e produtos especiais

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Visa
Inovação9 horas atrás

Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

destinos sensoriais
Colunistas11 horas atrás

Mais que um ponto de venda: lojas que funcionam como destinos sensoriais

TikTok Shop
Colunistas13 horas atrás

E-commerce brasileiro deve se inspirar nas possibilidades do TikTok Shop

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fini
Franchising4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

Clube Mais Criativo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.