Inovação

Transformação digital impulsiona desempenho de empresas

Publicado

on

tokenização; tecnologias digitais; transformação

A integração de tecnologia, dados, processos e inteligência artificial está alterando a forma como as empresas operam, competem e criam valor. A transformação digital tem permitido decisões mais rápidas e embasadas, além de reduzir gargalos operacionais e criar novas fontes de receita.

O uso de plataformas em nuvem, automação e conectividade em tempo real tem ampliado a capacidade das empresas para escalar operações, atender consumidores com maior exigência e lidar com a complexidade das cadeias globais de suprimentos.

De acordo com o relatório The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value, da McKinsey, 72% das empresas no mundo adotaram inteligência artificial em 2024, ante 55% em 2023. O interesse pela tecnologia tem crescido nos últimos seis anos, atingindo organizações de diversos setores.

A pesquisa também revela que empresas brasileiras com alta maturidade digital apresentam crescimento do EBITA até três vezes superior em comparação às demais. No cenário global, empresas líderes digitais registraram crescimento cinco vezes maior.

“A gestão digital dos negócios tornou-se um eixo central para governança, planejamento e desempenho. Empresas que adotam essas práticas tendem a reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e alocar recursos com maior precisão, além de acelerar ciclos de inovação e tomada de decisão estratégica”, afirmou Ketyanne Silva, pós-graduanda no MBA em Gestão de Negócios Digitais e IA pela USP/ESALQ.

A tecnologia também tem impulsionado mudanças culturais e comportamentais. Plataformas digitais moldam hábitos de consumo, educação, cultura e entretenimento. “A inteligência artificial emerge como motor-chave da transformação”, disse Ketyanne.

Setores como marketing, finanças e saúde utilizam a IA para aumentar a eficiência, reduzir riscos e personalizar experiências para os clientes, ao mesmo tempo em que viabilizam novos modelos de negócios.

Dados do estudo da Randstad indicam que 65% das empresas ampliaram seus orçamentos em inteligência artificial. O movimento tem sido liderado por grandes companhias de tecnologia. A Microsoft, por exemplo, trabalha em um projeto que pode alcançar US$ 100 bilhões, voltado para um supercomputador de IA em parceria com a OpenAI. A Amazon também acompanha esse processo.


Quer levar a IA para o dia a dia do seu varejo? A oportunidade é a Imersão IA no Varejo, nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo. Dois dias de conteúdo prático, networking e inovação. Participe!

Provadores virtuais

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *