Colunistas

AS PESSOAS “AINDA” SÃO A RAZÃO!

Em tempos de IA e conflitos geracionais, é um momento de refletir sobre a importância das pessoas e das relações humanas no ambiente de trabalho.

Publicado

on

pessoas

Recentemente fui assistir e prestigiar uma palestra de um amigo e ex-CEO de uma grande corporação. Eu já o conhecia, pois trabalhamos um período juntos, mas creio que as expectativas das demais pessoas presentes era bastante grande, visto o que esse bem sucedido executivo tinha a dizer sobre os desafios da gestão atual.

Creio eu, que muitos ficaram surpresos, talvez positivamente, com a abordagem, que falou essencialmente sobre “Pessoas”. Isso mesmo. Ele contou sua história de vida, de sua adolescência, seu tempo no exército, sua família, seu casamento, e suas relações com os colegas de trabalho.

Ele não focou em assuntos da moda, como Alta Performance, IA, Gestão de Dados, Marketing, conceitos teóricos, Sistemas, não. Ele, de alguma forma, tocou em todos esses assuntos, mas que sempre remetiam a relações humanas e Pessoas, e como essas Pessoas contribuíam com cada um dos temas fundamentais no sucesso de qualquer corporação, e em especial, como aquelas relações tinham auxiliado ele a crescer na carreira, e na vida.

Hoje, temos escutado o tempo todo e deixando muitos preocupados, sobre o crescimento da Inteligência Artificial (IA) no mercado trabalho, e como ela poderá “roubar” os postos de trabalho.

Hoje, temos escutado que as novas gerações (Z, Millenials , etc.) , tem conflitos frequentes com a liderança , tem outros propósitos, outros interesse, e as relações de trabalho mudando rapidamente.

Também escutamos que as “lojas físicas” vão acabar, que tudo será comprado pela internet, que o comércio vai se reduzir a opções de lazer e entretenimento, somente.

Eu acredito todos os pontos acima são relevantes, devem ser levados em conta, estudados e debatidos nas empresas, e também que estejam no radar no planejamento de carreira e de futuro de todos.

Porém, que tal falarmos um pouco sobre a importância das pessoas, como parte e agentes na solução dos eventuais problemas que o futuro nos reserva?

Olhe ao seu redor , e veja quantas pessoas se relacionam com você. Se exerce cargo de liderança, quantas pessoas você inspira ou se espelham ou até dependem de você?

E se você ainda não exerce cargo de liderança, como você impacta seus colegas de trabalho, seus clientes, e o líder que confia em suas entregas?

Lembro que um slogan em uma corporação por qual passei que tinha a seguinte premissa: “O CLIENTE É A RAZÃO”. Ou seja, não era a máxima que diz “ O CLIENTE TEM RAZÃO”, mas sim, que ele “É A RAZÃO”. E essa simples troca de palavra, muda tudo.

Quando falamos de Pessoas, de Gente mesmo, reflito que podemos usar o mesmo conceito. As “PESSOAS TEM RAZÃO” , ou elas “SÃO A RAZÃO”? Qual o papel das empresas na sociedade? Qual o papel dos Servidores Públicos? Qual o papel dos governantes? Qual seu papel como Líder, ou como Pai ou Mãe? Qual seu papel como Filho? Como Estudante?

Ninguém é 100% independente em tudo. Todas as pessoas se relacionam com alguém, na vida pessoal ou profissional, e sua satisfação, felicidade, planos, sonhos, objetivos, estão ligados a relação com outras pessoas.

Portanto, podemos refletir se ao invés de estarmos preocupados com a IA, estamos nos atualizando para fazer bom uso dela, sermos mais produtivos, mais eficientes, tornar o trabalho mais leve e até mesmo sobrar mais tempo para o que realmente importa, que são as relações humanas de qualidade.

Ou, ao invés de se queixar que as gerações mais novas não têm apego, não se interessam, não se importam, ou algo assim, que tal ter EMPATIA, se colocar um pouco no lugar deles, procurar entender os desafios que eles passam atualmente (diferentes dos nossos de outras gerações), e criar um ambiente que a maioria tenha senso de pertencimento a algo que atualmente, valha a pena. O contrário também é verdadeiro, as pessoas mais seniores também se sentem deslocadas na relação com os mais jovens, com novas tecnologias, com o medo de ficar obsoletos e de julgamentos, e também precisam se manter conectadas e atualizadas

E, SIM, as lojas físicas que apenas entregam produtos “COMPRA” e “VENDA” tendem a acabar. O canal digital e o delivery cumprem essa papel com muito mais eficiência, ou seja, se não houver um motivo real para as pessoas irem em uma loja, não o farão, somente lojas de venda por impulso, conveniência, experimentação, lazer, entretenimento tem lugar no varejo do futuro. O seu negócio já está se adaptando a essa realidade? E usa o digital a seu favor como omnichannel?

E qual o fator-chave de sucesso das lojas que merecem ser visitadas? As pessoas que atendem são o grande diferencial, não há “experiência” bem feita que não passe por “Pessoas” bem treinadas , motivadas e engajadas com o propósito daquele negócios.

Pessoas. Pessoas. Pessoas.

Você Inspira pessoas?

Você é inspirado por alguém? E usa o que aprende com ela?

Você faz diferença na vida das pessoas ao seu redor?

Tem ideia no impacto que causa nas pessoas, colegas, clientes, família?

Metas, são importantes. Planejamento, muito importante. Plano de Ação, fundamental.

Mas, a EXECUÇÃO é o item mais importante desses todos , no mundo corporativo ou na VIDA, quem não tem habilidade de EXECUTAR, não sai do lugar.

E a EXECUÇÃO, mesmo nos tempos de IA, continua necessitando de ótimas PESSOAS para ter resultado. Se for em grupo, como TIME, melhor ainda, pois quando vemos uma equipe vencer, vemos muito mais alegria do que quando uma pessoa vence individualmente, pois é muito mais energia somada que geram uma onda de positividade.

Então, fica aqui a humilde dica do amigo que aqui escreve, se quiser falar de performance, de liderança, de produtividade, de mudança, foco, carreira, disciplina, todos esses temas passam por um propósito:

AS “PESSOAS SÃO A RAZÃO”.

Eu usei a foto de capa por um motivo, é 1 PESSOA, que faz parte da equipe de uma franqueadora aqui do grupo, mas que representa as diversas pessoas que interajo diariamente, e que fazem a diferença nos nossos negócios aqui, e que também podemos fazer a diferença na vida delas. Essa é uma profissional que trabalha Home Based, super dedicada, entusiasmada e motivada a fazer nosso projeto dar certo e crescer junto, mesmo estando a KMs de distância. São pessoas querendo o bem de outras pessoas, mesmo distante, fazendo a diferença na vida de colegas, clientes e franqueados, por isso é um ótimo exemplo e uma homenagem.

Imagem:


Ivan Ferreira

*Ivan Ferreira é COO da Holding de franquias Japp, de João Appolinário, com as marcas de franquias Decor Colors, Polishop, Mega Studio, Wise Home e outras. É consultor de franquias e varejo com MBA de franquias da FIA/ABF, além de especialista em análise de franqueabilidade e canais, formatação e gestão. Master Franqueado de uma rede de açaí, também já contribuiu com os Comitês de BI, Moda, Food Service e Expansão da ABF.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *