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Mikro Market inaugura primeiro mercado autônomo em shopping

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A Mikro Market, rede de franquias de mercados autônomos, inaugurou sua primeira unidade dentro de um shopping center no Rio de Janeiro. O novo ponto está localizado no Caxias Shopping e marca a expansão do modelo da marca, já presente em condomínios residenciais, empresariais, estações de metrô e outros centros.

Segundo Raphael Pinho, sócio-fundador da Mikro Market, a iniciativa busca atender à crescente demanda por conveniência em locais de grande circulação. “Percebemos que o consumidor busca por conveniência, e locais de grande fluxo oferecem o perfil ideal para a instalação de um ponto, pois trabalhamos com um mix de produtos que podem ser consumidos em qualquer horário do dia. Entendemos que existe uma enorme demanda reprimida por conveniência e agilidade dentro dos shoppings, especialmente entre colaboradores, lojistas e clientes que querem uma opção de compra rápida e sem fila”, afirmou.

A nova unidade mantém o formato autônomo característico da marca, com operação automatizada e apenas um colaborador responsável pela organização, orientação aos clientes e monitoramento de segurança. O mix de produtos é adaptado conforme o perfil de consumo de cada local. “Embora o formato da loja permaneça quase o mesmo, o mix de produtos é personalizado com base na demanda local. Se a unidade está posicionada próximo a áreas corporativas do shopping, o foco pode ser snacks rápidos, bebidas e refeições práticas. Já em áreas com grande fluxo de famílias ou lazer, ajustamos com opções de consumo compartilhado. Tudo isso é definido com base nos dados que estudamos antes da abertura e do comportamento de compra nas primeiras semanas de operação”, explicou Pinho.

O investimento inicial para implantação de uma unidade em shopping varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, dependendo da infraestrutura. De acordo com a empresa, apesar do custo fixo mais elevado (devido a taxas condominiais e exigências de padronização), o retorno tende a ocorrer em menor prazo.

“O fluxo de pessoas nos shoppings é significativamente maior, o que acelera o payback e torna esse investimento muito atrativo para o perfil certo de franqueado. As unidades em shopping tendem a ter um faturamento mensal até seis vezes maior do que a média das lojas em condomínios. Projetamos uma média entre R$ 80 mil a R$ 150 mil/mês, podendo superar esse número em datas de alto fluxo. É uma demanda recorrente e fiel, muito impulsionada por lojistas e funcionários”, afirmou o empresário.

A Mikro Market desenvolveu um modelo de implantação adaptado às exigências técnicas e regulatórias dos centros comerciais. “Nossa equipe de arquitetura e jurídico se antecipa a isso com um modelo de implantação já pronto para atender os padrões exigidos por shoppings. Inclusive, isso é um diferencial competitivo nosso, temos um processo de abertura muito ágil, mesmo em ambientes com alto rigor técnico”, disse Pinho.

Além da unidade no Rio de Janeiro, a rede negocia a abertura de três novos pontos em shopping centers nas cidades do Rio, Espírito Santo e Salvador. A meta é encerrar 2025 com pelo menos cinco operações em grandes shoppings. “Esperamos que 10% das nossas operações estejam em shoppings e galerias comerciais até o fim de 2026, com participação crescente nos anos seguintes. Com isso, projetamos um incremento de até 20% no faturamento total da rede até o fim de 2026, com 30 novas unidades nesse formato. Essas lojas possuem maior ticket médio e faturamento, o que torna essa vertical estratégica para o crescimento da Mikro Market”, concluiu o executivo.

Imagem: Divulgação

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