Design
Aritzia inaugura flagship no Flatiron District, em Manhattan
A Aritzia abriu uma nova flagship no Flatiron District, em Manhattan, elevando o modelo de loja da marca canadense. O espaço de dois andares e 25.500 pés quadrados (aproximadamente 2.370 metros quadrados) será aberto ao público em 21 de novembro. Segundo a empresa, o local terá um serviço de venda de alta interação e um interior mais amplo em comparação a unidades anteriores.
A nova loja está localizada na 115 Fifth Avenue, na esquina da 19th Street, em um edifício de 1869 que abrigou o antigo departamento Arnold Constable e, mais recentemente, uma unidade da Madewell. O novo espaço substituirá a loja situada dois quarteirões ao sul, e terá o triplo do tamanho da unidade que será fechada. Em média, as lojas da Aritzia possuem cerca de 10 mil pés quadrados, enquanto as flagships têm pelo menos 20 mil pés quadrados.
Durante uma prévia antes da abertura, foi apresentado um interior que preserva a característica histórica da região, com materiais como tijolo moldado em areia, piso de mosaico com detalhes em mármore, painéis de carvalho e mesas vintage. O time interno de design seleciona mobiliário e objetos de arte para evitar uma padronização visual.
A marca opera com o conceito de “luxo cotidiano”. No primeiro piso da flagship, haverá peças de alfaiataria, roupas casuais, casacos e itens de cashmere. O segundo andar terá exposição ampliada dos casacos “Super Puff”, além da linha esportiva Golden e outras categorias de moda casual. Entre as marcas próprias, estão Wilfred, Babaton e TNA.
O segundo andar também contará com o A-OK Café, que oferecerá café e alimentos leves. O espaço terá cerca de 1.000 pés quadrados, com assentos e área operacional. A Aritzia vem ampliando o segmento de alimentos e bebidas especialmente em suas flagships em Nova York.
A flagship terá ainda 38 “styling suites”, salas de prova ampliadas em áreas chamadas de “Atelier”, distribuídas pelos dois andares. Estilistas estarão disponíveis para consultoria de estilo e ajustes, com ou sem agendamento.
A CEO da Aritzia, Jennifer Wong, afirmou em comunicado: “Em apenas um ano, abrimos novas e ampliadas boutiques flagship no SoHo, Rockefeller Center e agora no Flatiron — um reflexo de nossa comunidade em expansão em Nova York.” Ela descreveu a inauguração como “um marco que representa um próximo capítulo enquanto levamos nossa experiência de ‘luxo cotidiano’ para ainda mais clientes na cidade.”
Em dezembro de 2024, a Aritzia inaugurou uma flagship de 33.600 pés quadrados na 608 Fifth Avenue, próxima ao Rockefeller Center. Antes, havia inaugurado outra no SoHo, substituindo uma loja já existente na região.
No segundo trimestre, a Aritzia registrou receita líquida de US$ 812 milhões, alta de 32 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas comparáveis cresceram 22 por cento, com avanço de dois dígitos em todos os canais e regiões, impulsionadas pelo e-commerce nos Estados Unidos.
A empresa vem ampliando seus investimentos em digital e marketing e lançou recentemente seu primeiro aplicativo, com conteúdos exclusivos, sugestões de looks e acesso antecipado a lançamentos e colaborações. O aplicativo é descrito como projetado para que o usuário tenha a sensação de contar com um estilista pessoal.
Segundo Wong, na divulgação mais recente de resultados financeiros: “Nosso impulso tem se mantido no terceiro trimestre do ano fiscal de 2026, impulsionado pela resposta positiva aos nossos produtos e pela forte execução de nossos três direcionadores estratégicos de crescimento — expansão geográfica, crescimento digital e aumento da visibilidade da marca.” Ela acrescentou: “Seguimos ágeis diante de desenvolvimentos relacionados a tarifas, a partir de uma posição de força.”
Wong lidera a expansão nos Estados Unidos desde 2007, o lançamento do e-commerce em 2012 e a oferta pública inicial em 2016. Também esteve à frente da realocação de um centro de distribuição para maior capacidade operacional.
A Aritzia busca ocupar uma posição intermediária entre marcas de varejo de massa e grifes de luxo, com itens considerados versáteis para compor guarda-roupas e atrair diferentes perfis de consumidoras, incluindo compras feitas por mães e filhas.
Imagens: Divulgação
Informações: David Moin para WWD
Tradução livre: Central do Varejo
