E-commerce
Cyber Monday nos EUA movimenta US$ 14,25 bi e BNPL ultrapassa US$ 1 bilhão em compras online
As vendas online da Cyber Monday nos Estados Unidos somaram US$ 14,25 bilhões, alta de 7,1 por cento em relação ao ano anterior, segundo dados da Adobe Analytics. O desempenho encerra um fim de semana de grande atividade no varejo digital norte-americano, período acompanhado de perto por varejistas brasileiros que operam transações internacionais ou monitoram tendências de consumo globais.
No acumulado de cinco dias entre o feriado de Ação de Graças e a Cyber Monday, o comércio eletrônico movimentou US$ 44,2 bilhões, elevação de 7,7 por cento ante 2024. Pelo segundo ano consecutivo, as vendas online na Black Friday superaram as da Cyber Monday, registrando US$ 11,8 bilhões, crescimento anual de 9,1 por cento.
A modalidade “compre agora, pague depois” somou US$ 1,03 bilhão em gastos online durante a Cyber Monday, avanço de 4,2 por cento na comparação anual, de acordo com a Adobe.
Vivek Pandya, analista da Adobe Digital Insights, afirmou em comunicado: “Promoções competitivas e persistentes durante a Cyber Week levaram os consumidores a comprar mais cedo, criando um ambiente em que a Black Friday agora desafia a dominância da Cyber Monday”. Segundo ele, “os compradores também se tornaram mais habilidosos em encontrar as melhores ofertas e identificar os produtos certos, adotando serviços de chat e ferramentas de navegação alimentadas por IA generativa pelo segundo ano consecutivo”.
Dados da Salesforce indicam que as vendas online na data cresceram 6 por cento nos EUA, chegando a US$ 13,6 bilhões, com aumento de 3 por cento no volume de pedidos. O preço médio de venda avançou 6 por cento tanto no mercado norte-americano quanto globalmente, enquanto as taxas médias de desconto tiveram acréscimos marginais em relação a 2024.
A Shopify registrou US$ 14,6 bilhões em vendas globais no período entre Black Friday e Cyber Monday, alta de 27 por cento na comparação anual. A empresa relatou dificuldades técnicas durante o pico de operações, informando na plataforma X (antigo Twitter) que houve “uma degradação do sistema” que limitou temporariamente o acesso de alguns lojistas às áreas administrativas.
Segundo a Shopify, as vendas atingiram o pico de US$ 5,1 milhões por minuto às 12h01 (horário da Costa Leste dos EUA) na Black Friday. Os Estados Unidos foram o país com maior volume de vendas na plataforma.
O encerramento do período de compras ocorre em um momento particular da economia norte-americana, em que consumidores começam a sentir o retorno de alguns programas de suporte federal que haviam sido suspensos durante a paralisação do governo.
Imagem: Retail Dive
Informações: Dani James para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo
