Operação

Lojas de rua crescem 13% na Black Friday e têm melhor semana do ano

Publicado

on

black friday 2024 neotrust varejo; atendimento personalizado; lojas de rua

Um levantamento da HiPartners indica que a Black Friday de 2025 levou as lojas de rua ao melhor desempenho semanal do ano, com crescimento de 13% no fluxo em relação à semana anterior. Apesar do avanço pontual, o movimento ficou 24% abaixo do registrado no mesmo período de 2024, evidenciando a dificuldade de recuperação do varejo físico no comparativo anual.

De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), a reação semanal também foi observada em outros formatos acompanhados pela consultoria. Nas lojas físicas como um todo, o fluxo aumentou 4,2% na semana da Black Friday. Já as lojas localizadas dentro de shopping centers registraram queda de 1,4% no mesmo intervalo. Quando considerado o fluxo total dos shoppings, que inclui a circulação geral dos centros comerciais, houve crescimento anual de 4,8% na semana da Black Friday, embora a variação semanal tenha sido de apenas 0,08%.

Leia também: Black Friday 2025 registra recordes em transações, vendas online e pedidos em plataformas digitais

O desempenho de novembro manteve um cenário de contrastes. Na comparação anual do fluxo de visitação, as lojas de shopping apresentaram retração de aproximadamente 14,3%, enquanto as lojas de rua recuaram 13,8%. Em relação ao faturamento, houve crescimento de 0,6% nas lojas de shopping e de 0,3% nas lojas de rua. No agregado nacional, o faturamento caiu 1,9% year over year, indicando que o aumento do ticket médio, estimado em cerca de 1,80%, não compensou a redução do fluxo.

A análise regional mostrou resultados distintos. O faturamento cresceu no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, com altas de 2,8%, 1,2% e 4,7%, respectivamente. Em contrapartida, o Sudeste registrou queda de 3,6% e o Sul recuou 0,5%.

No recorte específico da semana da Black Friday, o Norte apresentou o maior crescimento semanal de fluxo em lojas físicas, com alta de 32%, mas ainda assim ficou 25,2% abaixo do resultado de 2024. O Nordeste avançou 9,6% na semana e caiu 18% na comparação anual. O Sul cresceu 4,9% na semana e recuou 24,6% em relação ao ano anterior. O Sudeste teve aumento semanal de 2,6% e retração anual de 15,9%. O Centro-Oeste foi a única região a destoar do padrão nacional, com queda de 4,2% na semana da Black Friday, mas crescimento de 15,7% na comparação anual.

Os dados de novembro também indicam comportamento heterogêneo entre os segmentos do varejo. No faturamento anual, destacaram-se positivamente os segmentos de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, com alta de 13%, e de “Hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo”, que avançaram 2,7%. O desempenho contrasta com a retração nos indicadores de visitação, sugerindo que parte do crescimento de receita foi sustentada pelo aumento do ticket médio.

“Os números mostram que a Black Friday de 2025 cumpriu seu papel como catalisador de movimento imediato, impulsionado pelo início das compras de fim de ano e pelo pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, mas ainda não reverte a tendência negativa que vem se acumulando ao longo dos meses no varejo físico. Mesmo com disparadas semanais e picos sazonais, o desempenho anual revela um setor que segue operando abaixo do registrado em períodos anteriores, especialmente nas lojas de rua e nas lojas físicas em geral, que continuam longe dos níveis de visitação de 2024”, afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *