Economia

Setor de serviços em Minas Gerais cresce 1,1% em novembro, acima do nacional

Publicado

on

Trabalhador industrial sorrindo; FGV, confiança da indústria

Segundo dados da Fecomércio MG, o volume de serviços em Minas Gerais registrou alta de 1,1% em novembro, na comparação com outubro, quando havia apresentado retração de -0,2%. O resultado mineiro contrasta com o desempenho nacional no mesmo período. Em novembro, o volume de serviços no Brasil apresentou queda de -0,1%, após ter avançado 0,4% em outubro, indicando uma desaceleração no ritmo da atividade no país.

Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o setor de serviços em Minas Gerais cresceu 1,0%, desempenho superior ao observado no mesmo intervalo do ano anterior, quando o avanço havia sido de 0,8%. Ainda assim, o crescimento estadual ficou abaixo da média nacional, que manteve expansão de 2,5%, repetindo o resultado registrado na comparação entre novembro de 2024 e novembro de 2023.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, o volume de serviços em Minas Gerais apresentou crescimento modesto de 0,3%, bem inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando a alta foi de 2,0%. No cenário nacional, o acumulado até novembro aponta uma expansão mais robusta, de 2,7%.

Segundo a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, a recuperação observada em novembro reflete um desempenho pontual positivo, mas ainda inserido em um contexto de crescimento moderado. “O avanço de 1,1% no volume de serviços em Minas Gerais em novembro, após a leve retração registrada em outubro, reflete um desempenho superior ao do ano anterior, impulsionado principalmente pela aceleração dos serviços de informação e comunicação, que cresceram 3,6% no acumulado de 12 meses e representam 23% do indicador. Ainda assim, o ritmo geral permanece moderado, influenciado pela queda no grupo de ‘outros serviços’, mais sensível aos impactos das taxas de juros elevadas”, explica.

Na análise dos últimos 12 meses, de dezembro de 2024 a novembro de 2025, o volume de serviços em Minas Gerais acumulou crescimento de 0,6%, abaixo dos 2,0% registrados na mesma base de comparação do ano anterior. No Brasil, o avanço no período foi de 2,7%.

Entre os segmentos analisados, o principal destaque positivo em Minas Gerais foi o de Serviços de Informação e Comunicação, que cresceu 3,6% no acumulado de 12 meses e responde por 23% do indicador total. Em contrapartida, o grupo de Outros Serviços, com peso próximo de 7%, apresentou retração de -3,0%, refletindo o impacto das condições financeiras mais restritivas sobre atividades como o setor imobiliário.

Os dados da Fecomércio têm como base a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *