Operação
Walmart investe US$ 330 milhões para modernizar centro de distribuição na Louisiana com automação e robótica
A Walmart anunciou investimento superior a US$ 330 milhões para modernizar seu centro regional de distribuição em Opelousas, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. A informação consta em comunicado divulgado em 15 de janeiro pela Louisiana Economic Development.
O projeto prevê a incorporação de robótica e automação à unidade, com expectativa de dobrar a capacidade de expedição do centro após a conclusão das obras. A iniciativa terá duração de vários anos, será implementada em fases e está programada para começar ainda em 2026.
A modernização faz parte de um plano mais amplo da companhia para atualizar todos os seus 42 centros regionais de distribuição nos Estados Unidos.
De acordo com o comunicado, o Walmart pretende manter sua força de trabalho na Louisiana e direcionar funções para posições que exigem maior qualificação em automação, tecnologia avançada e robótica. Atualmente, a companhia emprega mais de 37,4 mil pessoas no estado, sendo mais de 1,9 mil nos centros de distribuição.
Em declaração enviada por e-mail à publicação especializada Supply Chain Dive, um porta-voz da empresa afirmou: “Isso desempenhará um papel estratégico no apoio ao nosso objetivo de modernizar nossa ampla rede de cadeia de suprimentos, aumentando a velocidade, a eficiência e a segurança com que os produtos são distribuídos em nossos centros regionais de distribuição.”
Até novembro de 2025, mais de 60% das lojas da empresa nos Estados Unidos já recebiam parte de suas mercadorias de centros de distribuição automatizados, medida que resultou na redução de custos de envio.
A companhia também vem ampliando o uso de automação em outras áreas de sua cadeia de suprimentos, incluindo centros de atendimento classificados como de “próxima geração”, responsáveis pelo envio de produtos diretamente aos consumidores.
Nos últimos anos, a empresa detalhou diferentes iniciativas de automação implementadas em sua operação logística. Entre elas estão a adoção de empilhadeiras autônomas da Fox Robotics e sensores de rastreamento de inventário da Wiliot.
Imagem: Divulgação
Informações: Kelly Stroh para Supply Chain Dive
Tradução livre: Central do Varejo
