Economia
Marisa anuncia reformulação em seu sistema de crédito
Em fato relevante, varejista anuncia parceria com Credsystem para priorizar ações no varejo de moda
A Marisa anunciou, nesta segunda-feira (18), um memorando de entendimentos com a Credsystem, instituição de pagamentos especializada em crédito. Essencialmente, a Credsystem passa a atuar como parceira da empresa de moda feminina na exploração de produtos de crédito em modalidades de empréstimo pessoal e cartões.
De acordo com fato relevante divulgado pela Marisa e enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa afirma que os termos definitivos e documentos que selam a parceria estejam finalizados nos próximos 30 dias. Além disso, Marisa e Credsystem devem estabelecer um prazo de 15 anos e um mecanismo de profit sharing de 50% para ambas as partes, entre outras condições.
O plano de negócios inicialmente concebido para a parceria entre as duas empresas prevê um volume de receita que pode ultrapassar a marca de R$ 7 bilhões, com lucro potencial para a Marisa em torno de R$ 1 bilhão (antes de impostos).
A Marisa estima que com a reformulação no negócio de crédito através da parceria, será possível capturar um valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, incluindo pagamentos da Credsystem à companhia nos próximos 12 meses. Além disso, a empresa afirmou que essa união fará com que a prioridade seja a otimização e rentabilização de sua atividade no varejo de moda.
“Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking). Junto com a Credsystem faremos a gestão da nossa base de clientes, proporcionando cada vez mais uma experiência qualificada, completa e assertiva”, afirmou a Marisa.
A Credsystem existe há 27 anos e foca em oferecer soluções financeiras e de crédito para consumidores de classes mais baixas. De acordo com a Marisa, foi desenvolvida uma plataforma tecnológica completa, que permite que as soluções do cliente sejam totalmente customizadas.
“Conforme explicitamos em diversas oportunidades, um dos principais pilares de nossa reestruturação seria a monetização do nosso ‘balcão’ com os parceiros certos, utilizando a força da marca e nossa plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros”, acrescenta a empresa de moda, que prometeu foco total em entregar bons resultados para seus acionistas.
Marisa enfrentou processo de reestruturação
Recentemente, a Marisa encerrou um processo de reestruturação financeira que culminou no fechamento de 88 unidades, em um esforço para voltar a apresentar resultados positivos após um período de crise.
A varejista afirmou que o plano de fechamento de lojas demandou um investimento de R$ 44,5 milhões e foi concluído em julho. Com isso, a estimativa é que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fique em torno de R$ 40 milhões no fim deste ano e R$ 60 milhões ao ano a partir de 2024.
Imagem: Envato